Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

Como a Holanda zerou o número de cachorros de rua?

Como a Holanda zerou o número de cachorros de rua?

Você sabia que a Holanda é o primeiro país do mundo a não ter mais cachorros abandonados nas ruas? Isso mesmo, todos os cães que viviam nas ruas foram resgatados, castrados, vacinados e adotados por famílias que os amam e cuidam. Mas como isso foi possível?

A resposta está em um programa nacional chamado CNVT, sigla para Coletar, Castrar, Vacinar e Devolver. Esse programa começou há mais de 100 anos, quando o governo holandês e as instituições de proteção animal se uniram para implementar a primeira lei de direitos dos animais do país. Essa lei proibia o abuso, os maus-tratos, a mutilação e o abandono dos animais domésticos ou silvestres. Quem desrespeitasse essa lei poderia ser preso ou multado.

Com o passar do tempo, essa lei foi ficando cada vez mais rígida. Hoje, quem maltratar ou negligenciar os cachorros pode pegar até cinco anos de prisão e pagar uma multa de 90 mil euros. Além disso, a pessoa pode ser proibida de ter um animal de estimação por até 30 anos.

Outra medida importante foi a obrigatoriedade da implantação de um microchip nos cachorros. Esse microchip fica instalado atrás da cabeça dos cães e contém informações como o nome, o telefone e o endereço do dono. Assim, se algum cachorro se perder, a polícia pode localizar o dono e devolver o animal. Caso o cachorro não tenha registro, ele é resgatado, castrado (para evitar a procriação nas ruas) e levado para um abrigo até encontrar um novo lar.

Com essas ações, a Holanda conseguiu reduzir drasticamente o número de cachorros nas ruas. Hoje, são quase dois milhões de cães no país, todos com uma família que os ama e cuida. A Holanda também é conhecida por ser um dos países mais "pet friendly" (amigáveis para os pets) do mundo. Lá, é comum encontrar bares, restaurantes, lojas e até museus que aceitam a entrada dos animais. Os cachorros também podem andar de transporte público, desde que paguem uma passagem simbólica.

Com poucos animais nos abrigos, a Holanda consegue até importar cães de outros países para adoção. Depois do sucesso com os cachorros, a Holanda agora pretende repetir as mesmas políticas com os gatos.

A Holanda é um exemplo de amor e respeito pelos cachorros. O país mostra que é possível acabar com a crueldade animal e garantir uma vida digna e feliz para esses seres que tanto nos fazem bem.

Data da postagem: 17/10/2023 - id 13598

« voltar para o blog