Quem tem um cão ou um gato, sabe perfeitamente o amor e alegrias que essas fofuras nos proporcionam, mas por outro lado exigem atenção, cuidados e cuidar da saúde do animalzinho.
Para saber se está tudo bem com eles, preste sempre atenção a alguns comportamentos que revelam se ele está doente ou com algum tipo de traumas.
Um caso grave que pode passar despercebido é quando o cão ou gato encosta a cabeça contra a parede, esse comportamento pode esconder um problema de saúde grave.
Esse comportamento é conhecido por “Síndrome de Pressionamento da Cabeça”. Segundo o veterinário Dr. Kim Smyth, esse pode ser um dos sintomas de doença hepática, pois o fígado não transporta as toxinas do sangue e acaba acumulando essas substâncias nocivas ao organismo, pois afetam o cérebro e causam dores na cabeça. Também podem revelar envenenamento tóxico, infecções ou tumores que afetam o sistema nervoso do seu animalzinho.
Outras condições podem causar essa síndrome. Como hidrocefalia (água no cérebro), tumores cerebrais, acidentes vasculares, traumatismo craniano, meningite, encefalite.” revela o veterinário.
Outros sintomas completam o diagnóstico como:
perda de peso;
aumento da ingestão de água;
reflexos irregulares;
aumento da urina;
andar em círculos entre outros.
Caso aconteça isso observe, pois o fato de o animal pressionar a cabeça pode ser algo normal, mas se observar ser constante e acompanhado de outros sintomas, leve seu pet ao veterinário.
;