Associação CASA do CÃO e GATO
A ACCG foi fundada em 1997 e durante toda sua existência tem conseguido manter um patamar de qualidade razoável, sendo nosso índice de mortalidade, felizmente, baixo. Para tal, temos como prática o controle populacional através de esterilização, além de vacinação e outras medidas anti-epidêmicas, não-eutanásicas, sempre supervisionadas pelo veterinário responsável. Não possuímos patrocinadores para aquisição de ração e/ou medicamentos.Nosso terreno foi comprado, em parcela de doze vezes, e não temos outros bens, que não um terreno e uma linha telefônica.
Nossos recursos são muito limitados, pois temos gastos com a manutenção do abrigo, funcionários e com a aquisição mensal de cerca de 1500 kg mensais de ração para cão e 550 kg para gatos, além de todos os medicamentos e exames clínicos necessários. Com isso, nossa capacidade de atuação acaba tendo que limitar-se à guarda desses quase 400 animais, já 10% acima do que seria nosso limite máximo, que lá aguardam por um lar, uma chance. Dessa forma, vagas para a chegada de novos animais se abrem quando conseguimos adoção de outros, garantindo assim a qualidade de vida dos animais sob a guarda da ACCG. Ainda assim, esse trabalho só é possível graças a doações de nossos associados, amigos e colaboradores, e muita luta para fecharmos nossas contas, o que nem sempre é possível...
Nossa meta é o recebimento de animais idosos e/ou deficientes, que vivam em logradouros públicos e/ou locais que ofereçam riscos. Sendo assim, trabalhamos com lista de espera, para que possamos, na chegada do animal, mantê-lo sob quarentena e observação, visando assim, evitar riscos de epidemias, brigas e canibalismos. Principalmente os cães são bastante difíceis, porque brigam até à morte, caso não sejam integrados numa comunidade compatível com seu temperamento, idade, etc. Temos cães que vivem em chalets, com apenas um outro lhe fazendo companhia, porque não conseguimos fazê-los socializar-se com nenhuma das comunidades existentes.
Também cooperamos com projetos para conscientização da população quanto à realidade dos animais carentes, a necessidade de esterilização, bem como campanhas e atividades que visem eliminar práticas cruéis contra animais no Brasil e no exterior, incentivando adoção e apadrinhamento de cães e gatos, e conseqüentemente a conscientização de toda a sociedade quanto a uma realidade de absurdos maus tratos e desrespeito à vida animal.
Buscamos colaborar com as autoridades para o cumprimento da legislação vigente no país sobre proteção de animais, no que se refere ao respeito, cuidados e integridade física dos mesmos.
Nossa renda é constituída por donativos, legados, subvenções e produtos de campanhas. Sem contribuições e apoio não conseguiríamos atender à demanda de tantos animais que chegam a nós de forma tão sofrida e crítica. São muitas as formas de ajudar e todo trabalho voluntário é de enorme valor para nós !