
Desde 29 de abril, o Rio Grande do Sul enfrenta a maior enchente de sua história, afetando mais de 1,3 milhão de pessoas em 380 municípios. As chuvas torrenciais resultaram em 90 mortes e deixaram milhares de famílias desabrigadas. No entanto, em meio à tragédia, a comunidade está se unindo para ajudar.
Resgate de Animais em Perigo: Organizações não-governamentais e voluntários estão trabalhando incansavelmente para resgatar mais de 5 mil animais de estimação abandonados ou em situação de risco extremo. Cães, gatos e outros bichinhos estão sendo retirados das áreas inundadas e recebendo cuidados temporários.
Ações de Solidariedade: Grupos como o “Grupo de Resposta a Animais em Desastre” e “Gatos da Corte” estão mobilizando esforços para salvar os animais afetados pela catástrofe. Eles oferecem abrigos temporários, facilitam adoções e fornecem assistência veterinária.
Como Ajudar: Você também pode fazer a diferença! Contribua com doações para as ONGs envolvidas nos resgates e apoie as famílias desabrigadas. Juntos, podemos superar essa crise e ajudar aqueles que mais precisam.
ONGs que tem ajudado
Grupo de Resposta a Animais em Desastre
O Grupo de Resposta a Animais em Desastres é especializado em operações de resgate animal, contando com uma equipe treinada para atuar em diversas situações de emergência. Veja como colaborar neste link.
Deise Falci
- Abrigo dos Bichos e Cruz Vermelha: Campanha de doação para a tragédia da região serrana
- Abrigo dos Bichos e Cruz Vermelha: Campanha de doação para a tragédia da região serrana
- Abrigo dos Bichos e Cruz Vermelha: Campanha de doação para a tragédia da região serrana
- Após 14 dias CÃO é Encontrado em Aeroporto no RS
- Cachorro é resgatado por pedreiro no lago municipal após empresário fazer live para pedir ajuda;
Desde 2008, Deise Falci tem se dedicado ao resgate de animais e atualmente lidera as operações de salvamento dos pets afetados pelas chuvas.
Os esforços de resgate são direcionados a animais que enfrentam perigo extremo. Alguns foram deixados acorrentados aos muros das residências ou buscaram refúgio nos telhados.
A equipe liderada pela defensora dos direitos dos animais dispõe de barcos e botes e se empenha incansavelmente nos resgates. Confira, neste link, como colaborar.
Gatos da Corte
Embora não seja classificado como uma ONG, o grupo Gatos da Corte de Novo Hamburgo dedica-se ao trabalho voluntário, coletando doações, divulgando pets desaparecidos e encontrados, e auxiliando na colocação dos animais em lares temporários ou permanentes para adoção. Saiba mais detalhes neste link.
Confira a seguir outros 18 perfis que estão ativamente envolvidos na causa animal.
- @pets_resgatadospoa
- @acheseupetrs
- @animaisperdidossaoleo
- @meubichotasalvocanoas
- @animaisdaenchente_nh
- @dogs_enchenters
- @animaisalcidescunha
- @animaisenchenteguaiba2024
- @caes_resgatados_
- @animais_agostinhocavassotto
- @enchenters_dogs_cb
- @amaparoanimalnh
- @farmsdoghotel
- @feevale
- @resgatados_liberato
- @animacao.cao
- @enchentecaescampobom
- @resgatados_liberato