Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

Rio vai contar com unidade móvel para castração de animais de rua.

Rio vai contar com unidade móvel para castração de animais de rua.

Trailer é adaptado para prestar serviços de castração de cães e gatos. 'Temos em torno de 600 mil animais jogados nas ruas do Rio', diz Luiz Carlos Ramos Filho, vereador e autor do projeto.

Os animais que vivem nas ruas do Rio vão passar a contar com um serviço de castração gratuita. Nesta terça-feira (8), a Prefeitura do Rio sancionou lei que permite a criação do ‘Castramóvel’ - Unidade Móvel adaptada para prestação de serviços de castração de animais domésticos caninos e felinos.

O vereador Luiz Carlos Ramos Filho (Pode), autor do Projeto de Lei e atual presidente da Comissão de Direitos dos Animais da Câmara, calcula que 600 mil animais estão em situação de abandono nas ruas da cidade.

“Aqui no Município do Rio a situação está muito grave. Com a crise financeira, as pessoas estão abandonando os bichos, principalmente os idosos, que ficam doentes e dão mais despesa. Não é um equipamento caro e vai ajudar no controle populacional”, diz Ramos Filho.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil são mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana.

Cães de moradores de rua recebem um dia de luxo na capital mineira (Foto: Marcella Gasparete)

“O próximo passo agora é marcar um encontro com o prefeito Marcelo Crivella, ver a viabilidade do projeto e tentar colocar isso em prática ainda este ano. Há vários preços dos equipamentos para que a gente possa colocar na cidade, pelo menos um por área de planejamento. Um veículo móvel custaria entre R$ 100 mil a R$ 200 mil. Não seria bem um ônibus, e sim, uma espécie de trailer. Não sabemos ainda qual secretaria vai tocar isso, mas poderia ser a Subsecretaria de Bem-estar Animal ou a Vigilância Sanitária, que também trata da causa dos animais. Mas acredito que o prefeito colocará na subsecretaria de Bem-estar Animal ”, explica o vereador.

 

Castramóvel

O projeto prevê que a unidade móvel tenha a presença de dois médicos veterinários cirurgiões, um médico veterinário anestesista, dois auxiliares de serviços veterinários, dois motoristas, um agente administrativo, um auxiliar de serviços gerais e um palestrante, bem como profissionais que se fizerem necessários para atingir a meta: findar com os animais errantes na cidade.

Além dos profissionais, a unidade será equipada com duas mesas de cirurgia, foco cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais e outros materiais cirúrgicos e equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade do projeto.

"Nossa intenção é que cada unidade Castramóvel faça a castração de 50 animais nos dias úteis e 25 animais nos finais de semana, totalizando 15,6 mil animais por ano, número este que poderá ser ampliado na medida da disponibilidade de recursos", adianta o parlamentar.

Fonte: g1.globo.com

Data da postagem: 09/05/2018 - id 8700

« voltar para o blog