Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

O perigo dos fogos de artifício: mais cachorros e gatos fogem de casa nas festas de fim de ano

O perigo dos fogos de artifício: mais cachorros e gatos fogem de casa nas festas de fim de ano

As festas de fim de ano são momentos de alegria e celebração, mas também podem ser de muito sofrimento e angústia para os donos de cachorros e gatos. Isso porque muitos animais se assustam com o barulho e a luz dos fogos de artifício e tentam fugir de casa, podendo se perder, se machucar ou até morrer. Segundo dados da ONG SOS Animais, o número de cachorros e gatos que fogem de casa nas festas de fim de ano aumentou em 30% nos últimos cinco anos. A ONG atribui esse aumento à maior frequência e intensidade dos fogos de artifício, que são usados tanto nas comemorações públicas quanto nas privadas.

Mas por que os cachorros e gatos se assustam tanto com os fogos de artifício? A resposta está na sensibilidade auditiva desses animais, que é muito superior à dos humanos. Enquanto os humanos conseguem ouvir sons entre 20 e 20 mil hertz, os cachorros ouvem entre 40 e 60 mil hertz e os gatos entre 45 e 64 mil hertz. Isso significa que eles percebem sons que os humanos não conseguem, como os ultrassons. Além disso, os cachorros e gatos têm uma capacidade de localizar a origem dos sons muito maior do que os humanos, o que faz com que eles se sintam ameaçados por algo que não conseguem ver.

Quando os cachorros e gatos ouvem os fogos de artifício, eles entram em um estado de pânico, que é uma reação instintiva de defesa. Eles podem apresentar sintomas como taquicardia, tremores, salivação, sudorese, dilatação das pupilas, falta de apetite, vômitos, diarreia, agressividade, depressão, automutilação ou fuga. A fuga é uma das formas mais comuns de os animais tentarem escapar do estímulo aversivo, mas também uma das mais perigosas. Muitos animais se machucam ao tentar pular janelas, muros ou portões, ou se envolvem em acidentes de trânsito, brigas com outros animais ou ataques de pessoas mal-intencionadas.

Por isso, é muito importante que os donos de cachorros e gatos tomem algumas medidas para proteger seus pets e evitar que eles fujam de casa por causa dos fogos de artifício. Veja algumas dicas:

  • Prepare um ambiente seguro e confortável para o seu pet. Escolha um cômodo da casa que seja silencioso, escuro e bem ventilado. Coloque a caminha, os brinquedos, a água e a comida do seu pet nesse ambiente. Você também pode colocar uma música suave ou uma TV ligada para abafar o som dos fogos. Feche as portas e as janelas para evitar que o seu pet saia do ambiente ou se machuque com os vidros.
  • Não deixe o seu pet sozinho. Se possível, fique com o seu pet durante os fogos de artifício ou peça para alguém de confiança ficar com ele. Assim, você pode acalmá-lo, distraí-lo e dar carinho. Evite pegar o seu pet no colo ou apertá-lo demais, pois isso pode aumentar a ansiedade dele. Apenas faça um contato físico suave e tranquilo.
  • Não brigue com o seu pet. É normal que o seu pet fique agitado, nervoso ou assustado com os fogos de artifício. Ele pode latir, miar, tremer, se esconder ou até fazer xixi fora do lugar. Não brigue com o seu pet por esses comportamentos, pois isso pode piorar a situação. Seja paciente e compreensivo com o seu pet e tente transmitir segurança e confiança para ele.
  • Identifique o seu pet. Mesmo tomando todas as precauções, ainda há o risco de o seu pet fugir de casa por causa dos fogos de artifício. Por isso, é essencial que o seu pet tenha uma identificação, como uma coleira com plaquinha ou um microchip. Assim, se ele se perder, será mais fácil encontrá-lo e devolvê-lo para você.
  • Consulte um veterinário. Se o seu pet tem um medo muito intenso dos fogos de artifício, a ponto de se machucar ou se colocar em perigo, talvez seja necessário consultar um veterinário. Ele pode indicar o melhor tratamento para o seu pet, que pode incluir medicamentos, florais, terapias ou outras alternativas. Não medique o seu pet por conta própria, pois isso pode ser perigoso para a saúde dele.

Seguindo essas dicas, você pode ajudar o seu pet a passar pelas festas de fim de ano com mais tranquilidade e segurança. Lembre-se que o seu pet é um membro da sua família e merece todo o seu cuidado e amor. Feliz ano novo! ??

Data da postagem: 04/01/2024 - id 13740

« voltar para o blog