Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

Médico se surpreende com melhora de paciente com câncer que recebeu visita de cachorro

Médico se surpreende com melhora de paciente com câncer que recebeu visita de cachorro

Agadir faz parte da rotina de Flávio e João há oito anos — Foto: Vilanova Fotografia/Divulgação


Depois do reencontro do guia de turismo Flávio Santos e com seu cachorro de estimação, Agadir, durante o tratamento de câncer, profissionais de saúde que acompanham o paciente têm percebido melhora no quadro. “Conversei sobre a possibilidade de dar alta”, diz o médico Rodrigo Tancredi (veja vídeo acima).

"Hoje [17] eu e João passamos lá e eu me surpreendi, ele estava consciente, orientado, conversando", afirma, em entrevista à TV Globo.

João Chagas, a quem o médico se refere, é companheiro de Flávio há 23 anos. Para o designer de interiores, se emociona ao lembrar da experiência. “Ele me agradeceu muito [pelo reencontro]”, diz.

Segundo o médico, o contato com animais de estimação traz benefícios para o corpo e para a mente.

“Do ponto de vista psicológico, os pacientes conversam mais, ficam mais animados e têm aumento de apetite. Do ponto de vista fisiológico, ocorre redução da frequência cardíaca e da pressão arterial”, explica o médico.

No caso de Flávio, que tem metástase no peritônio e nos ossos, não foi diferente. “A gente notou visivelmente no outro dia a melhora dele. [...] A melhora ocorreu de uma forma gradativa e se mantém”, conta.

O reencontro

Internado desde 23 de agosto, Flávio sempre demonstrou para a equipe médica a saudade do pet que o acompanha há oito anos. O reencontro ocorreu no dia 10 de setembro, mas as imagens da visita de Agadir passaram a circular nas redes sociais dias depois.

O desejo de Flávio foi realizado no edifício-garagem do Hospital Memorial São José, no Centro do Recife, já que a entrada de animais é proibida na ala oncológica da unidade de saúde. (veja abaixo o reencontro).

O cão também precisou de um laudo veterinário para comprovar que estava com a vacinação em dia.

00:00/01:40
[Paciente com câncer reencontra cachorro em hospital no Recife]

Paciente com câncer reencontra cachorro em hospital no Recife

A visita fez parte do projeto "O que importa para você?", iniciativa do hospital para realizar desejos de pacientes com longos períodos de internação ou casos específicos.

"Já realizamos casamento e Dia dos Namorados, mas foi a primeira vez que trouxemos um animal", conta a supervisora de enfermagem da ala oncológica, Luísa Frazão.

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2019/09/17/apos-visita-de-cachorro-melhora-de-paciente-com-cancer-surpreende-medico.ghtml

Data da postagem: 26/09/2019 - id 9623

« voltar para o blog