
Infelizmente não se tem como mensurar até que ponto chega o limite da crueldade humana para com os animais, principalmente para aqueles que são conhecidos como os melhores amigos do homem.
O abandono de animais, em especial os animais domésticos como cães e gatos, é um problema que afeta de forma geral toda uma sociedade. Além de ser cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes.
Mas um fato lastimável ocorreu no município de São Joaquim, na Serra Catarinense, já na véspera do feriado de 7 de Setembro onde uma caixa de plástico lacrada com tábuas e arames contendo quatro filhotes de cachorro foi lançada para dentro do canil municipal no bairro Santa Paulina.
- Cachorro salva a vida de bebê abandonado em caixa de papelão.
- Mulher joga piche quente e abandona filhotes de cachorro em BH
- Cachorro adota filhotes de pato abandonados na Inglaterra.
- Veterinária de Santa Catarina chega a Brumadinho com 300 Kg de medicamentos doados.
- Crueldade: cadela é encontrada abandonada em porão.
Os filhotes foram retirados de dentro da caixa e alimentados por funcionários da Prefeitura. Eles estavam magros, com muita fome e sede trancafiados um por cima do outro dentro do caixote.
Segundo o artigo 32 da Lei 9.605/98 determina detenção de três meses a 1 ano e multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos aos animais.