Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

Como denunciar e prevenir a crueldade contra os cachorros

Como denunciar e prevenir a crueldade contra os cachorros

A crueldade contra os cachorros é uma realidade triste que precisa ser combatida. Segundo um estudo, a maior motivação dos tutores para abandonar seus cães são causados pelo mau comportamento, como ser destrutivo, agressivo, ativo demais, latir ou uivar muito, morder ou desobedecer. Além disso, muitos cães são vítimas de abuso físico, psicológico ou sexual por parte de pessoas cruéis que se divertem com o sofrimento alheio.

A crueldade contra os cachorros é considerada um crime ambiental no Brasil, previsto na Lei nº 9.605/98, que estabelece pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais domésticos ou silvestres. Além disso, a Lei nº 14.064/20 aumentou a pena para reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda para quem praticar atos de violência contra cães e gatos.

Se você presenciar ou suspeitar de algum caso de crueldade contra os cachorros, você deve denunciar imediatamente às autoridades competentes, como a Polícia Militar Ambiental, o Ministério Público ou as organizações de proteção animal. Você pode fazer a denúncia por telefone, internet ou pessoalmente, fornecendo o máximo de informações possíveis sobre o fato, como o local, a data, a hora, a descrição dos envolvidos e as provas disponíveis (fotos, vídeos, testemunhas etc.).

Além de denunciar, você também pode ajudar a prevenir a crueldade contra os cachorros com algumas atitudes simples, como:

- Adotar um cachorro ao invés de comprar. Muitos cães abandonados esperam por um lar amoroso nos abrigos e nas ruas. Ao adotar, você evita o comércio ilegal e cruel de animais.
- Educar seu cachorro com amor e paciência. Não use violência ou castigos para corrigir o comportamento do seu cão. Use reforço positivo, elogios e recompensas para ensinar o que você espera dele.
- Cuidar da saúde e do bem-estar do seu cachorro. Leve-o regularmente ao veterinário, vacine-o, vermifugue-o e castrá-lo. Ofereça uma alimentação adequada, água fresca e limpa, abrigo confortável e seguro. Respeite as necessidades físicas e emocionais do seu cão, dando-lhe atenção, carinho, brincadeiras e passeios.
- Conscientizar outras pessoas sobre a importância de respeitar e proteger os cachorros. Divulgue informações sobre os direitos dos animais, os benefícios da adoção responsável, os cuidados básicos com os cães e as formas de denunciar e prevenir a crueldade animal.

Os cachorros são seres sencientes que sentem dor, medo, tristeza, alegria e amor. Eles merecem nosso respeito, nossa compaixão e nossa ajuda. Juntos podemos fazer a diferença na vida desses animais que tanto nos fazem felizes.

Data da postagem: 17/10/2023 - id 13597

« voltar para o blog