A Secretaria de Saúde liberou verba para a castração de 100 animais.
Gatos resgatados vão para a adoção em página de rede social.
Protetores que cuidam dos gatos abandonados na lagoa do Taquaral, em Campinas (SP), comemoram a liberação de verba pública no valor de R$ 8 mil para a castração desses animais. O projeto foi anunciado em junho, mas o dinheiro só foi liberado na última quinta-feira (27), pela Secretaria de Saúde.
Na manhã desta sexta-feira (28) começou a captura dos gatos, que antes de castrados devem ser identificados. Após a castração, os animais irão para adoção na internet.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa de Proteção Animal, Flávio Lamas, devem ser esterilizados cerca de 100 dos 130 animais que vivem no local. "A ação é necessária para evitar a proliferação dos gatos", explica Lamas, que considera elevado o número atual de animais abandonados no parque Taquaral. A castração vai ser feita em uma clínica particular credenciada pela prefeitura.
A ação também conta com a instalação de placas informativas no interior do parque com alertas sobre o abandono de animais e contatos da prefeitura e da Delegacia de Defesa do Animal para denunciar casos como esse.
O trabalho de busca e captura dos gatos é feito por protetores voluntários. Para a veterinária e protetora Regina Cruz, o número de interessados é pouco para a quantidade de trabalho envolvido nessa ação. "Às vezes levamos até oito horas para conseguir capturar um animal", explica. Outro problema, segundo a veterinária, é a dificuldade para se reunir os voluntários. "Todos trabalham, então ficamos limitados aos finais de semana", explica.
Adoção
A relação de animais disponíveis para a adoção está disponível em uma página do Facebook. Os interessados também podem entrar em contato através do e-mail f="mailto:[email protected]?subject=Gatos%20Taquaral" style="background-color: transparent; font-family: inherit; margin: 0px; outline: 0px; padding: 0px; text-decoration: none; color: rgb(168, 0, 0); ">[email protected]