Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

Abrigo dos Bichos arrecada ajuda para animais de SC

Abrigo dos Bichos arrecada ajuda para animais de SC

8/12/08 - Apoio a campanha
O Cedampo-Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares por entender que a campanha SOS Santa Catarina esta recebendo grande aceitação da população brasileira vem á público pedir tambem á solidariedade aos animais do estado afinal tambem são seres vivos que precisam do nosso apoio, pois se não forem salvos morreram sem que a população perceba.
 Abaixo a entidade Abrigo dos Bichos de Campo Grande orienta á todos como deve ser doados os alimentos e como deverá proceder na campanha.
Venha e ajude a salvar vidas
Campo Grande,MS 08 de Dezembro de 2008
CEDAMPO 67-3382-6248

Abrigo dos Bichos arrecada ração e medicamentos veterinários para animais de Santa Catarina

Doações vão para a RESA – Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais .

 

Em Campo Grande, várias clínicas veterinárias e pet shops se dispuseram a colaborar na arrecadação de recursos materiais para auxiliar os animais que estão sofrendo com a tragédia catarinense. Quem quiser pode doar, já a partir de amanhã, segunda-feira:

 

# ração (cães, gatos, cavalos e bois);

# medicamentos veterinários (vacinas contra Leptospirose, Raiva, Antibióticos, Sarnicidas, Anestésicos, seringas, agulhas);

# máscaras e luvas descartáveis;

# água potável em embalagens de 5 litros;

# coleiras e correntes para cães;

# casas e caixas de transporte para cães e gatos;

# material de higiene e desinfecção de instalações e dos animais;

# cobertores e toalhas;

# potes para alimentação e água;

 

As doações devem ser feitas nos seguintes postos de coleta:

 

# Abrigo dos Bichos: Avenida Mato Grosso, 942, sala 4, centro (deixar com Lina). Fone: 3383-5410.

 

# Clínica Veterinária Centro-Oeste: Rua do Boticário, 162, Vila Ipiranga. Fone: 3346-4521.

 

# Pet Shop Cão de Elite. Rua Rio de Janeiro, 67, Monte Castelo. Fone: 3356-0008.

 

# Pet’s. Cão:

- Loja 1: Rua Rodolfo José Pinho, 621. Fone: 3324-9000

- Loja 2: Rua Rio Grande do Sul, 1976. Fone: 3352-5544

- Loja 3: Avenida Mato Grosso, 3322. Fone: 3326-7777

 

 

Animais são as vítimas silenciosas das enchentes que atingem o Estado de Santa Catarina. Como explica Maria Lúcia Metello, presidente do Abrigo dos Bichos, “Estamos sendo bombardeados com e-mails contendo cenas de cães nadando perdidos na correnteza, gatos esperando que alguém os apanhe dos altos dos telhados, todos ensopados e com medo... Não podemos nos omitir!”.

 

Várias ONG catarinenses se mobilizam nesse momento para auxiliar no resgate e socorro desses bichos, sob a coordenação do Instituto Ambiental Ecosul. Junto com a WSPA (World Society for the Protection of Animals) e o Blog Mãe de Cachorro, formou-se a Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais - RESA. A rede vai ficar responsável por cadastrar e verificar a idoneidade das organizações que atuam nas áreas atingidas pela catástrofe, além de distribuir os valores e donativos recebidos.

 
 "RESA-Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais"
 
                                                                                              
O Instituto Ambiental Ecosul em parceria com a WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal  e o Blog Mãe de Cachorro criam a "RESA-Rede Catarinense de Solidarieade aos animais" com o objetivo  de arrecadar donativos e adotar outras providências para amenizar na vida dos animais, o impacto da tragédia que se abate sobre Santa Catarina.
Todos os donativos, valores arrecadados e as ações planejadas e postas em prática, objetivam atender as principais necessidades das entidades, abrigos e ativistas independentes que atuam nas regiões atingidas, para socorro, assistência e manutenção dos animais.
 
Talvez o maior resultado desta ampla rede de solidariedade e apoio aos animais formada no Brasil, seja proporcionar  uma profunda reflexão e  mudança de cultura das autoridades e sociedade como um todo, relacionadas à consideração e respeito para com as demais formas de vida, não só nesta, mas em tragédias futuras, que rogamos a Deus não ocorram, mas que certamente ocorrerão. 
É nosso dever legal e moral considerar os animais parte das vidas atingidas pelas tragédias e manter planos de contingência permanentes para resgate, assistência e minimização de seus sofrimentos.
 
                
Algumas informações importantes: 
 
 
  • A  Defesa Civil vem alertando que pessoas inescrupulosas estão se utilizando da desgraça que se abate sobre SC para solicitar doações pela internet, principalmente em espécie, que não são destinadas aos atingidos, mas em proveito próprio.
  • Serão cadastradas as principais organizações das regiões atingidas e repassadas informações sobre seu funcionamento e idoneidade, sempre que necessário.
  • Para evitar pulverização ou concentração de doações em uma ou mais entidade ou localidade, em detrimento de outras, sempre que possível as doações sejam feitas ou pelo menos comunicadas à RESA, para controle e acompanhamento dos valores e quantidades e tipo de donativos recebidos.
  • Sugerimos também que solicitantes de doações individuais sejam  recomendados a se dirigirem à RESA para cadastramento como beneficiário do programa.
  • As ongs cadastradas informarão suas principais carências, se possuem abrigos, quantidade de animais e estrutura disponível para socorro aos animais em suas regiões de atuação.
  • Os abrigos também receberão a ajuda possível, porém é importante que as doações e assistência atinjam também, em alguns casos até preferencialmente os animais desassistidos nas ruas e outros locais e em domicilios abandonados pelas familias.
  • Procuraremos obter informações sobre excedentes em alguma localidade e eventualmente sugerir o seu remanejamento para regiões onde estejam sendo necessitados.
  • Para os interessados em ajudar com recursos em espécie, estamos divulgando a conta corrente 162.132-0 do BESC-Banco do Estado de Santa Catarina -Banco 027 - Agência 001 - Florianópolis/SC-CNPJ do Ecosul 04.682.569/0001-35 . Esta conta é institucional tendo como titular o Instituto Ambiental Ecosul e é movimentada conjuntamente por seu presidente Biólogo Luiz Batista Fontanela e seu Tesoureiro Azor El Achkar, Advogado e membro do Tribunal de Contas de SC.
  • Estes recursos serão usados para despesas de transporte de equipes de veterinários, ativistas e donativos para socorro aos animais e aquisição de equipamentos, medicamentos e utensilios veterinários necessários às ações. 
  • Ao final da campanha, será publicado em jornais, sites, blogs e enviado por mala direta a todos a  prestação de contas tanto doações em espécie quanto em alimentação e outros materiais.
  • Eventuais sobras serão divididos entre as organizações cadastradas.
  • As ongs beneficiárias serão responsáveis pela comprovação da aplicação dos recursos materiais e em espécie recebidos.
  • Já houve casos de pessoas comparecerem em locais divulgados para recepção de donativos e abandonarem animais, a exemplo do que ocorre sistematicamente em feiras de doação e  endereços de ongs e voluntários. Por este motivo, A RESA embora possua locais de trânsito para recepção de donativos, solicita que os interessados contatem pelos  telefones e e-mails abaixo se identificando, informando o tipo e o volume dos donativos, quando será indicado o local apropriado para recepção
  • A WSPA está liberando recursos e enviando ao estado seu coordenador de ações em catástrofes com animais, Médico Veterinário  Werner Payne,  para se integrar às iniciativa das ongs regionais, avaliar in loco a situação, contatar com  a Defesa Civil, autoridades veterinárias e sanitárias, visitar abrigos e outros locais de manutenção de animais e adotar e sugerir medidas para minimizar o impacto da tragédia na vida de humanos e animais.
  • É importante lembrar que iremos depender da caridade, disposição e sensibilidades das pessoas comuns e autoridades para ajudar animais e não podemos gerar expectativas que venham ser frustradas. Mesmo que o resultado físico da mobilização não seja o esperado, terá valido pela união de esforços e mobilização solidária em rede nacional e internacional.
  • Todas as ongs e abrigos destas regiões foram atingidos de alguma forma. Em situação de normalidade, estas instituições e iniciativas independentes já enfrentam dificuldades de toda ordem, principalmente de mão de obra e financeiras. Quando atingidas por uma tragédia destas proporções, suas capacidades de atuação ficam ainda mais comprometidas, quando não são completamente anuladas.
  • Por isto, é importante ressaltar que não há condições de recolhimento indiscriminado de animais. As ações se concentrarão no atendimento veterinário básico,  alimentação e fornecimento de água onde os animais forem localizados e objetivam garantir a sobrevivência destes até que a situação se normalize e as famílias daqueles que tiverem donos possam reencontrá-los.
  • Aqueles que estiverem em local isolado, na medida do possível serão deslocado para áreas mais adequados e com acesso para os voluntários poderem lhes alimentar sistematicamente.
  • Os animais cujo atendimento não possa ser realizado no local, serão encaminhados para assistência em uma clínica veterinária parceira da entidade regional.  
  • A RESA se agrega às demais entidades e iniciativas em desenvolvimento e não pretende  anular eventuais ações e doações diretas, mas apenas evitar desperdício de esforços e recursos, proporcionar relativa segurança aos voluntários, doadores e beneficiários e elaborar um planejamento e organização básicos,  agilizado as ações de forma a garantir que alguma ajuda chegue  ao maior número possível  de animais em dificuldade nas localidades atingidas com a urgência que a situação exige.
Contatos:
 

 

ALGUMAS NECESSIDADES IDENTIFICADAS:
 
- Vacinas contra Leptospirose, Raiva, Antibióticos, Sarnicidas, Anestésicos, seringas, agulhas ...
- Máscaras e luvas descartáveis
- Ração para cães, gatos, cavalos e bois
- Água potável em embalagens de 5 litros
- Coleiras e correntes para cães
- Casas e Caixas de transporte para cães e gatos
- Material de higiene e desinfecção de instalações e dos animais
- Cobertores e toalhas
- Potes para alimentação e água
 
 
ENTIDADES E ATIVISTAS INDEPENDENTES JÁ CADASTRADOS NA RESA PARA RECEBER APOIO:
 
Abrigo Animal-  Joinville
Amigo Cão-Joinville
AJAPRA-Jaraguá do Sul
Amigo Fiel -  Jaraguá do Sul
APRABLU-Blumenau
Focinho Feliz-Blumenau
Proteção Animal-Itajaí
Viva Bicho-Balneário Camboriú
Amigo Bicho-Itapema
Associação de Proteção aos Animais- Porto Belo
Ativistas Independentes de Navegantes, Porto Belo e Biguaçú
Canis da Olga e da Kátia-Florianópolis
APRAP-Palhoça
São Francisco de Assis-Palhoça
Fundo Vira-lata-Garopaba
Data da postagem: 08/12/2008 - id 231

« voltar para o blog