SOS Vira-Lata
A SOS Vira-Lata não possui sede própria, nem abrigo para os animais de rua.Os animais resgatados ficam em lares temporários na casa de pessoas voluntárias que já estão LOTADAS!
Descrição
Criada em 21 de fevereiro de 2009, a Associação de Proteção dos Animais SOS Vira-Lata de Criciúma/SC tem o intuito de estimular o amor, o respeito e a proteção aos animais, sejam eles domésticos ou silvestres, bem como divulgar e fiscalizar o cumprimento das leis que protegem os animais.
A Associação também resgata, *sempre que possível, e dá assistência a animais abandonados, estejam eles doentes, feridos ou vítimas de crueldade, abuso ou maus-tratos, encaminhando os animais recolhidos e assistidos para adoção por pessoas de idoneidade comprovada, que se comprometam em dar-lhes tratamento adequado e digno, mediante a assinatura de um termo de responsabilidade e sujeito à fiscalização por parte desta entidade.
*A Associação de Proteção dos Animais SOS Vira-Lata não possui sede própria, nem abrigo para os animais de rua. Estes animais resgatados ficam em lares temporários na casa de pessoas voluntárias.
Sob o registro número 001225 de 11 de abril de 2010, conta com um grupo de voluntários e alguns parceiros, que por amor aos animais, dedicam seu tempo para promover ações que visam a proteção e bem-estar dos mesmos. Os recursos que mantém a Associação provém de doações de simpatizantes pela causa e realização de eventos.
Estão entre os objetivos da SOS Vira-Lata promover o controle do crescimento da população animal através de castrações, desenvolver parcerias que visem a proteção dos animais e seu bem estar, além de promover e difundir a consciência quanto ao respeito e cuidado com os animais, através de campanhas educativas, conferências, feiras de adoção, publicações nos meios de comunicação.
A SOS Vira-Lata mantém busca constante de um espaço físico próprio, para abrigar animais abandonados que precisem de cuidados e principalmente cadelas grávidas, onde possam fazer o parto e criar os filhotes com tranquilidade até desmamarem para posteriormente serem encaminhados para a adoção.
Desde o início de seus trabalhos, a SOS Vira-Lata já encaminhou cerca de mil* animais, entre cães e gatos, para adoção. Estes bichinhos agora têm um lar e uma família onde podem viver com segurança e amor. Grande parte dos adotados já está castrada, colaborando para diminuir a superpopulação de cães e gatos errantes na cidade.
Para continuar com as suas atividades, a SOS Vira-Lata precisa da colaboração de todos. A sociedade pode ajudar de várias formas: doando dinheiro, ração, medicamentos, oferecendo abrigo temporário aos animais encontrados, participando voluntariamente das ações promovidas e denunciando às autoridades os casos de maus tratos e abandono.
* Dados de janeiro de 2012, contabilizando as feiras realizadas e as adoções encaminhadas por nossos voluntários.