Projeto Anjos de Patas
Aproximadamente 10 anos atrás, a protetora Sara Vieira conheceu o cão Bartolomeu, que havia levado um tiro na pata, que mais tarde daria origem a um tumor. Sensibilizada com a dor do animal, Sara passou a ajudar os cães de rua e alimentar o sonho de proporcionar uma vida mais digna a esses animais que tanto sofrem.
Em 2005, a protetora buscou ajuda e passou a cuidar dos cães em um local adequado, um sítio localizado em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. Nascia o Projeto Anjos de Patas.
No sítio, mais de 200 animais recebem ração e atenção todos os dias, além de terem a própria casa. A maioria dos animais chegam doentes, muitos deles vítimas de maus tratos e violência. Com um tratamento adequado e muito carinho, tornam-se saudáveis e prontos para serem adotados.
Cada animal que está no sítio, tem um gasto mensal de cerca de 80 reais, sendo estes valores referentes a medicação (quando necessária), ração e material de higiene. A protetora arrecada esse valor com a venda de material reciclável, jornais e doações feitas pelos colaboradores do projeto.
Alguns animais possuem padrinhos virtuais, que pagam a totalidade ou parte das suas despesas. O Projeto conta também com o apoio da veterinária Cristiane Pereira, da Clínica Amigo Fiel. A doutora atende os animais do sítio realizando todos os procedimentos a baixo custo.
Todos os animais do sítio são doados em perfeitas condições de saúde. Tanto as fêmeas quanto os machos, são obrigatoriamente castrados para evitar que novos filhotes indesejados sejam deixados na rua.