ONG - RECANTO DOS ANIMAIS
A ONG Recanto dos Animais foi fundada em Ouro Branco, no dia 09 de Janeiro de 2012, unindo diversos protetores de animais que antes trabalhavam individualmente. Ela foi Registrada com inscrição aberta n°557 do Livro A, n°31, folha 179, no Ofício de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, no dia 23 de Abril de 2012. Seu CNPJ é 16.928.787 – 0001-96.
Entendemos que o cuidado com os animais é função de todo o cidadão e do poder público, sendo que o nosso papel é auxiliá-los neste cuidado. Nosso objetivo é orientar, ajudar e informar através de uma equipe preparada que poderá prestar esclarecimentos sobre guarda responsável, esterilização, direito dos animais, adoção responsável, lares temporários etc. Tendo como principal meta reduzir o número de animais abandonados ou em situações de abandono, trabalhando junto ao poder público e a comunidade local.
Acreditamos na responsabilidade do poder público e da comunidade local no cuidado com os animais. Por isso entendemos que nosso papel é o de conscientizar e auxiliar no processo de adoção e guarda responsável.
Entendemos que é dever da comunidade o não abandono dos animais, dever da polícia e da justiça a punição ao abandono e maus-tratos e dever do poder público o recolhimento e encaminhamento. Deste modo, nosso trabalho não substitui o trabalho do poder público e nem exime de responsabilidade a comunidade. Por isso evitamos trabalhar com o recolhimento de animais.
Nosso foco principal é auxiliar o processo de adoção e de guarda responsável (incluindo esterilização) através de campanhas, palestras, material impresso e material on-line. Quando isso não é possível, trabalhamos com o incentivo e a ajuda aos lares temporários, onde os animais ficam abrigados enquanto não são adotados.
Com a adoção, esterilização e lares temporários, entendemos que a própria comunidade local está chamando para si a responsabilidade do problema do abandono e, deste modo, se conscientizando da guarda responsável.
A ONG Recanto dos Animais foi considerada de Utilidade Pública Municipal pelo projeto de lei nº 14/2013, aprovada pela Câmara de Vereadores de Ouro Branco no dia 02 de Abril de 2013, de autoria dos vereadores Nilma Aparecida Silva, Charles Silva Gomes e Edson Miguel de Paula.