ONDA - Organização Nacional de Defesa Animal
Em outubro de 2002 foi criada no município de Cachoeirinha a ONG denominada ONDA– Organização Nacional de Defesa Animal – que tem entre seus objetivos a defesa da vida do animal, dentre eles, animais silvestres, domésticos ou domesticados.
A Organização é registrada com CNPJ: 005.573.676/0001-98 e possui Estatuto. Faz parte do MGDA (Movimento Gaúcho de Defesa Animal). Possui uma vaga como ONG ambientalista junto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente do Município de Cachoeirinha.
A entidade possui voluntários que servem como casas de passagem aos animais que precisam de um lar, mas é pouco em relação ao problema existente. A única solução é a castração em massa dos animais da cidade.
As razões que levaram a criação desta entidade foram:
- A falta da construção e manutenção de um Centro de Cuidado e Alojamento Animal na cidade, devido ao grau excessivo de animais abandonados e mau tratados, onde possam ser atendidos casos de emergência e realizadas castrações em animais abandonados e castrações a baixo custo em animais de pessoas de baixa renda.
– A falta por parte dos órgãos governamentais de ações voltadas aos animais, principalmente domésticos, onde se utiliza a prática equivocada e criminosa do extermínio como forma de controle populacional.
- Em nome de medidas ineficazes de controle populacional e ultrapassadas sob o aspecto epidemiológico, estão os Centros de Controle de Zoonoses cometendo a atrocidade de exterminar centenas de animais sadios diariamente, em ofensa a legislação pátria que estabelece medidas de proteção aos animais preconizados pela Constituição da República e o Novo Código de Defesa Animal do Estado do Rio Grande do Sul.
Missão
Nossa missão é promover a resolução do problema de animais abandonados e mau tratados na cidade de Cachoeirinha, para melhorar e defender a vida e o bem-estar dos mesmos, estimulando o exercício de cidadania.
Valores
Somos pessoas que se uniram e são motivados por uma única razão: defender e melhorar a vida dos animais silvestres, domésticos ou domesticados. A nossa gratificação é atingir tudo que almejamos. Por este motivo, nossos valores são:
• Ética: relações baseadas em honestidade e respeito;
• Transparência: publicar ou permitir acesso às informações financeiras demonstrando seriedade e comprometimento da ONDA com o público e seus doadores;
• Comprometimento: manter compromisso com a Identidade Organizacional;
• Efetividade: capacidade de buscar atingir o seu objetivo real;
• Competência: aptidão para efetuar as ações.