Oito Vidas
Somos apaixonados por bichos! Por gatos, em especial.
Defendemos os animais com unhas e dentes. E lutamos para construir um futuro melhor para todos os animais (racionais ou não) dentro do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso país e do mundo todo.
Nosso sonho é que os seres humanos possam tratar com respeito e compaixão todos os seres vivos desse planeta tão lindo. Mas enquanto isso não acontece, trabalhamos para que todos os animais abandonados ou vítimas de maus tratos possam ter uma nova chance.... uma nova vida.
O nome OITO VIDAS nasceu exatamente do nosso desejo de dar uma vida nova para gatos em situação de abandono ou de risco. Na realidade, a inspiração veio dos gatinhos que, como se diz, possuem sete vidas. Os gatos abandonados, doentes e vítimas de maus-tratos, entretanto, possuem oito vidas, sendo que a oitava é aquela que começa com a nossa vontade de dar a eles mais uma chance. Só depende de nós.
Nosso trabalho é dedicado aos animais de rua, aqueles excedentes urbanos que foram abandonados à própria sorte. Ele consiste nos seguintes passos:
Identificação da colônia animal;
Conscientização da comunidade;
Castração, tratamento, alimentação; e
Adoção Responsável
Não possuímos abrigos. Além dos cuidados diretos com os animais, que consomem grande parte do nosso tempo e recursos, desenvolvemos um trabalho de conscientização junto às comunidades para que seus membros entendam que os animais têm tanto direito quanto os humanos a uma vida digna e sem sofrimento. Na cidade do Rio de Janeiro, especialmente, os animais que vivem na rua são protegidos por lei, que lhes garante proteção e permanência na localidade em que se encontram. Dessa forma, fazendo o trabalho de conscientização quanto ao papel do animal naquela comunidade, os seus direitos, bem como a importância da esterilização, buscamos reforçar a união entre os humanos e esses animais. O resultado tem sido muito bom e, após tratados e esterilizados, esses animais (na maioria gatos) recebem autorização para permanecer no local onde se encontram com a comunidade ajudando na sua manutenção.
Nos casos dos gatos, especialmente, a nossa luta é para deixar as colônias em seu local de origem, controladas pela esterilização, buscando a doação dos filhotes, que correm maior risco de vida, e a educação da população no que se refere ao respeito a todos os seres vivos do planeta, ao não abandono e à adoção responsável .
Nos casos dos cachorros e outros animais tais como coelhos, galinhas, etc., procuramos achar lares temporários para os mesmos até que eles sejam definitivamente adotados.