Instituto É o Bicho
O Instituto É O BICHO! - Educação Ambiental e Proteção Animal é uma instituição sem fins lucrativos, sediada em Florianópolis, que trabalha pela paz e harmonia, estimulando o respeito aos animais e, por conseqüência, a melhoria das relações entre os seres humanos e o seu meio.
No dia 04 de setembro de 2002, Dia Mundial dos Animais, entrou no ar o site É O BICHO!, com a proposta de servir de canal para a adoção de animais recolhidos por protetores nas ruas ou resgatados de situações de maus-tratos. Desde então, o site do É O BICHO! tem sido um eficaz meio de encaminhamento de animais para novos lares. O sucesso permitiu que protetores reunidos fundassem oficialmente, em 26 de setembro de 2003, o Instituto É O Bicho!.
Atuação
O É O BICHO! trabalha pela "proteção animal" definida como "um conjunto de ações destinadas a promover o respeito à vida e à integridade física e psíquica dos animais, visando o seu bem-estar".
Orientados por essa definição e pelos princípios que a geraram, os voluntários do É O Bicho! atuam na defesa dos de todos os animais, mas em especial de animais domésticos abandonados nas ruas da Grande Florianópolis. Entre as principais ações desenvolvidas estão:
• Promoção de campanhas educativas sobre os direitos dos animais e a posse responsável;
• Combate aos maus-tratos e defesa jurídica dos interesses dos animais;
• Organização de eventos de doação de animais acolhidos e cuidados por voluntários;
• Divulgação neste website de animais para adoção;
• Articulação de protetores voluntários em uma grande rede de cooperação.
Rede de Voluntários
O trabalho do Instituto É O BICHO! é integralmente realizado por uma rede de voluntários, um movimento solidário no qual protetores ajudam outros protetores a ajudarem os bichos.
Funcionários públicos, professores universitários e do ensino fundamental, advogados, psicólogos, publicitários, médicos, veterinários, donas de casa, dentistas e jornalistas, fazem parte de um grupo de mais de 100 protetores que participam de uma lista de discussão na internet. Cada um, dentro de suas possibilidades, recolhe, medica, alimenta e encaminha para adoção os animais abandonados da região metropolitana de Florianópolis.
A comunicação entre protetores voluntários da causa animal e a descentralização das ações, permite que a ONG promova o atendimento de ocorrências, prestando socorro a animais feridos, encaminhando cães e gatos para esterilização no Centro de Zoonoses de Florianópolis, fazendo trabalho educativo em escolas, faculdades e centros comunitários, fornecendo orientação jurídica, encaminhando denúncias de maus-tratos e acompanhando casos na justiça.
Seja você também um voluntário. Faça sua parte!