Grupo Fauna de Proteção aos Animais
Quem somos
O Grupo Fauna de Proteção aos Animais é uma associação civil de direito privado (ou ONG - Organização Não Governamental), com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, que visa a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Buscamos ainda garantir os direitos e deveres dos cidadãos e o respeito a um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado e uma sadia qualidade de vida.
Sua sede e foro encontram-se em Ponta Grossa. Não há vinculação político-partidária ou religiosa.
Objetivos
· Prevenir e reprimir qualquer ato de crueldade, abuso e maus tratos aos animais;
· Tratar animais das ruas e logradouros públicos, sempre que possível, quando doentes, feridos, atropelados, vítimas de maus tratos ou crueldades e após a recuperação e a castração doá-los ou devolvê-los ao seu habitat, a rua;
· Estimular a educação e conscientização popular quanto à Posse Responsável;
· Reduzir a superpopulação de animais através da castração cirúrgica, para isso propondo e defendendo políticas públicas dos poderes legislativo e executivo.
Estrutura humana
É formado por pessoas que durante seus horários de folga prestam serviço voluntário ao Grupo e sócios que contribuem mensalmente para o pagamento das despesas com os animais. O Grupo não tem um veterinário particular, portanto todas as consultas e cirurgias dos animais socorridos pelos voluntários são pagas. Os medicamentos e ração também são pagos. Não há verba fixa doada por qualquer instituição privada ou pública. Faltam voluntários para atender as inúmeras denúncias de maus tratos e os deslocamentos são feitos com carros particulares.
Estrutura material
O Grupo não tem sede, nem abrigo próprio. Conta com um celular para atender às denúncias, mas temporariamente está desligado por falta de voluntário para atender e verificar in loco as mesmas. Conta com a ajuda de voluntários que deixam os animais que precisam de auxílio imediato em suas casas, até que os mesmos possam ser doados ou devolvidos ao seu local de origem. Além desses lares transitórios o Grupo conta com a ajuda de duas senhoras que mantêm em seus quintais cerca de 200 animais. Mas esta é uma situação inadequada, pois tantos animais em um mesmo espaço é um transtorno para todos os envolvidos. Além do mais, há pessoas que costumam jogar os animais para estes lares, imaginando que há toda uma estrutura para abrigá-los, o que não é real. Uma das metas do Grupo é justamente doar estes animais abrigados, para que estas casas voltem a ser lares transitórios. O Fauna precisa doar aproximadamente 200 animais. Atualmente não há mais local para abrigar animais que necessitam de socorro.