GAAR - Grupo de Apoio ao Animal de Rua
O GAAR – Grupo de Apoio ao Animal de Rua – é uma ONG ambientalista que foi fundada na cidade de Campinas em 1999, com o objetivo de difundir o respeito e compaixão para com os animais por meio de ações que buscam solucionar os problemas que a superpopulação de animais nos centros urbanos acarreta: abandono, atropelamentos, maus-tratos e difusão de doenças.
Em 2004, o grupo se fundiu com o IVVA e, desta forma, o GAAR ficou inativo. Em 2009, um grupo de 10 voluntárias se reencontrou e resolveu reativar o GAAR, mantendo a mesma meta proposta em 1999: buscar soluções para o abandono e os maus tratos a que são submetidos os animais domésticos na cidade de Campinas.
Para tanto, nossa atuação está centrada em um programa educativo que tem como base a posse responsável e a esterilização de cães e gatos. Baseando nossa ação no conceito conhecido como BEA – Bem Estar Animal – temos lutado para promover a convivência respeitosa entre seres humanos e não humanos, levando-se em consideração as especificidades de cada espécie. Desta forma, todas as ações do grupo, estão, direta ou indiretamente, voltadas à crítica ao antropocentrismo, com o intuito de (re) construir valores culturais mais humanitários, permitindo que animais sejam vistos como seres sencientes e dotados de direitos. Acreditamos que somente por este caminho alcançaremos soluções definitivas para as questões que nos motivam a agir.
Priorizamos as seguintes ações:
>Esclarecimento da população a respeito da importância da esterilização de cães e gatos, para diminuir o crescente número de filhotes e, conseqüentemente, o abandono;
> Estímulo à guarda responsável, que inclui avaliação do porte do animal, espaço disponível para abrigo, condições financeiras para alimentação e cuidados veterinários, bem como a compreensão de que esse animal é um ser vivo, dotado de necessidades e sentimentos, que ele envelhecerá e precisa de atenção e carinho durante toda a sua vida;
>Realização de atividades educativas e campanhas de conscientização sobre a valorização da vida animal, enfatizando o respeito aos seus direitos, a construção de uma relação harmoniosa e saudável entre humanos e animais, e a preservação do meio ambiente; ações que podem ser efetivadas diretamente nas escolas, empresas, associações de bairros ou órgãos públicos, contando para tanto com o apoio dos meios de comunicação.