Cão Viver
A “Cão Viver” foi constituída oficialmente no final do mês de agosto de 2003, por um grupo de quatro amigos, que antes desenvolviam ações isoladas. Com o objetivo de acolher e abrigar cães e gatos em situação de abandono, a ONG foi criada e passou a agregar ações em defesa, proteção animal e Educação Ambiental. A concretização deste sonho se tornou muito difícil, devido à realidade econômica, mas mesmo assim o grupo seguiu em frente e decidiu dar o importante passo para a implantação da ONG.
Desde sua criação, a Cão Viver está implantada em uma linda área verde de aproximadamente 3.000 m² e conta com uma infra-estrutura de canis, gatis, enfermaria, banho e tosa, solarium, consultório Veterinário, bloco cirúrgico e quarentena. Tudo idealizado para promover o bem estar e a saúde dos animais.
Localização: próximo ao Zoológico de Belo Horizonte. clique aqui
O processo dentro da Cão Viver consiste em: Os animais atendidos passam por um processo de triagem e são encaminhados para os canis de quarentena. Imediatamente começam a receber os cuidados necessários para sua recuperação. É então realizado a coleta de sangue, para fazer o exame de Leishmaniose. Caso confirme a Leishmaniose, é feita a eutanásia, através de anestesia e injeção letal. Este procedimento é realizado pelo Veterinário responsável pela ONG. Todos os animais abrigados recebem atendimento individualizado, realizado pelos funcionários, voluntários e pelo serviço de Veterinária. Nos casos em que o resultado do exame é negativo o animal passa pelos processos de vacinação e vermifugação, e são encaminhados para os canis , ficando 4 cães por canil. Os gatos acolhidos são examinados pelo Veterinário e se apresentam algum tipo de doença, são encaminhados para a enfermaria e se saudáveis, são alojados nos dois gatis, um para machos e um para fêmeas e filhotes.
Quando os animais, cães e gatos estão saudáveis são realizadas as esterilizações/castrações. Após os procedimentos os animais são disponibilizados para adoção.
Todos os animais que chegam à Cão Viver, geralmente, estão muito debilitados e com um alto índice de stress, pois sofreram algum tipo de maus tratos, como passar fome, mutilação, atropelamentos, abandonados pelas ruas, espancados, violentados, jogados em rios, amarrados em sacos de lixos, jogados no lixo, etc. Com o objetivo de trabalhar cada vez mais pela causa animal e também auxiliar as pessoas nos cuidados com a saúde dos seus animais, realizamos atendimentos Veterinários com preços acessíveis.
Desde Agosto de 2007, desenvolvemos o Projeto de Educação Ambiental Cão Viver é Vida, onde recebemos grupos de crianças da Educação Infantil a grupos da Terceira Idade para falarmos de maus tratos aos animais, sobre a realidade da Cão Viver e de amor, compaixão, responsabilidade e de atitudes essenciais para um mundo mais “humano”.
O Projeto é realizado na nossa sede e conta com Assessoria Pedagógica para planejamento e operacionalização das atividades. O roteiro da visita consiste em: palestra, visita ao espaço físico da Cão Viver, lanche, interação com os animais e entrega do certificado de participação. Desde 26 de Agosto de 2008, a Cão Viver passou a ser afiliada à WSPA – World Society for the Protection of Animals, sediada em Londres. No Brasil, a WSPA esta sediada no Rio de Janeiro. Nossas bandeiras são a castração/esterilização, posse responsável e Educação Ambiental.