Associação Brasileira Terra Verde Viva
A Associação Brasileira Terra Verde Viva nasceu da iniciativa e reunião de esforços de algumas pessoas que amam a natureza, e voltam suas atenções para os animais que sofrem, desejando modificar a situação de dor e angústia experimentada por milhões desses bichinhos, notadamente cães e gatos, nas ruas, nas casas, em eventos de espetáculos, em canis comerciais, rinhas etc.
Fruto de uma cultura antiga, muitas pessoas têm praticado maus-tratos (abandono, violência física e psicológica, etc) contra os animais. A posse irresponsável desses seres, por parte das pessoas, contribui para que o quadro indesejável de degradação da dignidade animal ganhe proporções desastrosas.
A Associação Brasileira Terra Verde Viva vem desenvolvendo projetos com o objetivo de contribuir para o surgimento de uma realidade diferente, em que os Poderes Públicos adotem uma postura de respeito e consideração aos animais, atendendo à Constituição Federal de 1988, que proíbe a prática de crueldade contra esses seres; em que, também, as pessoas entendam e percebam que o animal sente tudo o que elas sentem: dor, alegria, estresse, medo, ansiedade, tristeza e muitos outros sentimentos que os levam a ser criaturas que interagem com os seres humanos, a ponto de receberem a proteção da Constituição e das leis no nosso País!
Superpopulação
Os animais abandonados na rua se proliferam sem controle e aumentam os riscos de epidemias. A sociedade deve se conscientizar que tudo isso já se transformou em um real problema e nós temos que enfrentar isto de maneira adequada, consciente e responsável. A diminuição da taxa de natalidade por esterilização em massa, a posse responsável, o combate aos maus-tratos e a conscientização da causa animal são algumas das principais ações que a Associação Brasileira Terra Verde Viva desenvolve no estado da Bahia.
Nós, que integramos a Associação Brasileira Terra Verde Viva, nos sentimos muito felizes quando conseguimos que as pessoas tenham respeito pelos animais.
Nós estamos organizando, com nossos próprios meios.
O abrigo construído para acomodar os animais já conta aproximadamente com 500 animais, sendo que a maioria deles são cachorros e gatos que precisam desesperadamente de proteção e cuidado. No caso de animais doentes, eles recebem tratamento; como regra, todos são vacinados, higienizados, vermifugados e, com grande esforço, esterilizados. Depois, tentamos a providência da adoção por pessoas que realmente sejam responsáveis e amorosas, o que ocorre com dificuldade, exatamente pelos cuidados que devem tomados nesse processo de entrega dos nossos bichinhos.
A contribuição voluntária de pessoas, o apoio de empresas públicas e privadas, ao projeto de proteção ambiental coordenado pela Associação Brasileira Terra Verde Viva, têm transformado a realidade de uma pequena parcela de animais. Mas, diante da atual realidade, os recursos arrecadados ainda são insuficientes para oferecer condições mínimas de sobrevivência para o total de animais que foram recolhidos e estão sob os cuidados desta ONG.
Como nosso abrigo é pequeno, não podemos, mesmo que seja necessário, receber todos os casos de animais necessitados de cuidados. Portanto, solicitamos a contribuição das pessoas e empresas para participarem, de qualquer forma, do programa de proteção ambiental da Associação Brasileira Terra Verde Viva.
“Amar e levar cuidado aos animais é fundamental para a sobrevivência humana!”.