Associação Abrigo Animal
A Associação ABRIGO ANIMAL, estabelecida em Joinville-SC, com CNPJ Nº 04.603.573/0001-60 é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos. Foi fundada por voluntários em julho de 2001 com o objetivo de proteger animais domésticos abandonados e maltratados, providenciar atendimento veterinário, castração, vacinação e procurar novos lares para estes animais além de promover a conscientização da população. Os animais resgatados, na maioria das vezes estão em péssimo estado de saúde, muito debilitados, e frequentemente vítimas de maus tratos, esfaqueados, queimados, envenenados, entre outros.
A Associação é mantida através de doações dos voluntários, doações espontâneas da comunidade, da venda de produtos do Abrigo Animal, da promoção de rifas, sorteio de prêmios e outros. A Associação conta também com um convênio entre a Prefeitura Municipal de Joinville e a Secretaria Municipal da Saúde (017/2003 AAZ), firmado em 10/11/2003, quando tínhamos 150 cães. Este convênio cobre somente parte dos custos com a alimentação dos animais. No momento o Abrigo Animal está com aproximadamente 800 cães e 200 gatos em um espaço físico limitado.
Nossa Associação segue a linha de defesa dos animais de Joinville, onde não existe ainda uma instituição oficial que possa deles cuidar.
Gostaríamos de esclarecer que somos poucos voluntários, somos profissionais, mães, estudantes que doam o seu tempo, seu conhecimento, sua energia, seu amor para fazer deste um mundo melhor, mais justo, para com todos os seres vivos. Não recebemos nenhuma remuneração.
Não possuímos veterinários no abrigo, não temos veículo próprio, nem equipamentos especiais para resgate, tão pouco curso ou qualquer preparação para resgatar os animais.
Quando possível resgatamos animais em situação emergencial, levamos ao veterinário, cuidamos dos animais resgatados, organizamos e trabalhamos nos eventos da entidade (brechós, sorteio de prêmios, etc), vendemos rifas e trabalhamos nas Feiras de Adoção, entre outras coisas.
O Abrigo animal não possui locais próprios, nossos abrigos são emprestados e alugados. Atualmente estamos com uma lotação muito acima do limite.
É fundamental de ter o apoio de órgãos públicos, para agilizar o processo de castração dos animais, evitando assim, a proliferação descontrolada, à exemplo do que já ocorre em outras cidades.
Gostaríamos também da compreensão da comunidade, respeitando e zelando pela vida dos animais, divulgando e implementando a posse responsável. Quando se deparar com um animal que precisa de atendimento urgente, ou tem fome, frio, sede, ajude-o, faça você também a sua parte, faça o que for possível.
Esperamos que a população se conscientize e não permita que seus animais procriem. A castração é o caminho para diminuirmos o sofrimento e o abandono.
Atualmente o Abrigo atende somente casos emergenciais. Trabalhamos hoje divulgando a adoção consciente, posse responsável, e a importância da castração, além de manter e procurar lares para os animais que se encontram sob nossos cuidados.