ARPAA - Associação Rondonopolitana de Proteção aos Animais Abandonados
Fundada em 19/07/2007, a A.R.P.A.A - Associação Rondonopolitana de Proteção aos Animais Abandonados é fruto de 15 anos de luta de nossa presidente Mara Rodrigues. A ARPAA conta com os 12 membros da Diretoria e diversos associados que contribuem para que o bem estar dos animais do município seja respeitado.
Desde a adolescência, a nossa presidente Mara Rodrigues já trocava o dinheiro que iria gastar com sua locomoção de ônibus para comprar alimentos para os animais que perambulavam pelas praças do centro da cidade.
Depois, mesmo sem a anuência de seus pais, levava alguns animais para sua residência para cuidar dos mais judiados.
A partir de 2005, os orgãos de saúde do município iniciaram uma jornada de perseguição aos animais abandonados desta cidade e também às pessoas que queriam proteger estes animais.
Sem o menor preparo e com perspectivas equivocadas, os orgãos de saúde acreditavam que acabariam com as zoonoses da cidade apenas eliminando os indefesos animais de rua. Muitos animais foram exterminados sem que fossem comprovada nenhum tipo de enfermidade destes seres.
Nesta época, nossa presidente foi obrigada a mudar diversas vezes de residência pois a perseguição aos animais que ela abrigava era constante.
Foi neste período que foi amadurecida a idéia de se criar uma Associação de Proteção aos Animais para que a matança indiscriminada não fosse levada adiante e que o bem estar animal fosse respeitado na cidade.
Mesmo sob severas críticas e ameaças, a A.R.P.A.A foi criada em 2007 e vem lutando para que a dignidade dos animais seja respeitada.
Em 2009, a gestão do prefeito José Carlos do Pátio entendeu a preocupação dos amantes dos animais e se comprometeu a ajudar nesta causa.
É por isso que a ARPAA, que presta um serviço de utilidade pública, foi gratificada com a doação de um terreno, pela Prefeitura, para a construção do abrigo dos animais abandonados. E também uma ajuda de R$ 10.000,00 para iniciar a obra.
Tudo isso faz parte de um projeto de saude animal entregue ao prefeito e, por etapas, ele está sendo cumprido. E, com certeza, esta cidade ainda será exemplo para a saúde animal.