APAD - Associação Protetora dos Animais Desamparados
A APAD – Associação Protetora dos Animais Desamparados, é uma associação civil sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, localizada na cidade de Rio do Sul/SC. A APAD não tem sede ou canil e é formada por pessoas que dispõem voluntariamente de parte de seu tempo para trabalhar pela causa animal, sem qualquer ajuda governamental. Por serem voluntários, todos tem seus empregos como qualquer outro cidadão e, por isso, a APAD depende da colaboração de quem a procura. Mantemos nosso trabalho com recursos próprios e através de doações feitas por simpatizantes a nossa causa.
O trabalho do grupo consiste em conscientizar a sociedade sobre a importância da posse responsável, bem como alertar sobre os direitos dos animais, protegendo-os contra os maus tratos além de ressaltar a necessidade da castração. Castrando seu animal você evita crias indesejáveis, futuros animais sem dono e oferece maior qualidade de vida e saúde para sua família e seu bichinho. Castrar um animal, é um ato de amor!
Além da questão educativa, a APAD trabalha na tentativa de recolocar animais (cães e gatos) vítimas de abandono e maus tratos, em um novo lar. Pedimos a compreensão de todos, pois Associação não possui um abrigo de animais, portanto não pode atender as solicitações para recolhê-los. É por isso que a APAD precisa mais do que nunca de voluntários que ofereçam lares temporários para abrigá-los, até que sejam encaminhados para adoção.
Os trabalhos realizados pela associação são com animais de rua! Os que possuem donos devem ser doados pelo próprio dono e a APAD se dispõe a ajudar com a divulgação da doação em seu site/blog, orientando ou recebendo-os em suas feiras de adoção (com um pré cadastramento). Possuir um animal deve ser um ato de responsabilidade até o fim da vida dele.