ABPA-BAHIA
A ABPA-BA – Associação Brasileira Protetora dos Animais, Seção Bahia, foi fundada em 1939 por um grupo de protetores de animais que já naquela época se preocuparam com o número de animais abandonados nas ruas da cidade de Salvador.
Em 1948, a ABPA-BA foi oficializada através de registro em cartório e em 17 de dezembro de 1952, recebeu o título de Utilidade Pública Municipal, publicado no diário oficial de numero 2964, através da lei de numero 519 de 17/12/1952.
Durante as décadas de 80 e 90 a ABPA-BA foi administrada pela Sra. Carmine Linhares, a qual lutou incessantemente pela vida e proteção animal, buscando parcerias e apoio da população e dos governos, motivo pelo qual se transformou no ícone da Instituição.
A ABPA-BA procura assistir animais de rua e abandonados, em condição de risco, recolhendo-os no Abrigo São Francisco de Assis e prestar socorro através de atendimento veterinário no local ou em Clínicas Particulares, quando necessário. O trabalho é ampliado com a inclusão do acolhido na população canina já existente, onde é oferecido abrigo, alimento e medicamentos.
A ABPA-BA reabilita e encontra novos lares para estes animais, através de Campanhas rotativas de Adoção. O objetivo norteador é dar condição digna de vida para que o animal se recupere e encontre um lar adotante.