Cachorro Petrus

Macho

|

Pequeno

|

6 ou mais anos

Raça

Mistura: Shih Tzu c/ Yorkshire

Localização

Brasília - DF

Sexo

Macho

Código

216190

Quero Adotar!
História do Petrus
Para doação: “PETRUS” -- O Petrus é um cãozinho adotado, mistura de Shih Tzu com Yorkshire. Ele tem idade estimada de 10-11 anos (um senhorzinho já, apesar de ter cara de bebê). Não solta pelo nenhum. Adora companhia e carinho. Às vezes pode ser um pouco cismado com outros cachorrinhos que ele não conhece ainda. Depois ele acostuma.

O Petrus é macho, castrado, está com todas as vacinas anuais em dia (V8 e Anti-Rábica tomadas em 23/12/2021; BronchiGuard em 27/07/2021; tenho o cartão de vacinação dele, com os registros assinados pelos veterinários que aplicaram as vacinas).

Vermifugação (Duprantel) e antipulgas (Bravecto) também em dia (ambos já estarão reaplicados em 17/02/2022, e devem ser renovados a cada 3 meses). Ele também fez limpeza de tártaro dos dentes em dezembro (podendo a próxima ser feita com 6 ou 12 meses, a depender do cuidado do tutor com a escovação regular dos dentes).


Condições de saúde:

O Petrus tem algumas condições crônicas de saúde que requerem cuidados especiais.

1) Ele é cardíaco crônico. Desde o primeiro ano em que o adotei (em 2017, quando ele tinha 6-7 anos), foi identificado que ele tem um sopro no coração. Por conta disso, ele toma diariamente medicações manipuladas, em formato de biscoitinhos palatáveis (atualmente, ele está tomando três fórmulas em formato desses biscoitinhos, para auxiliar nessa questão: Benezapril 2,5mg e Furosemida 10mg pela manhã; e Pimobendam 1mg pela manhã e à noite);

2) Ele usa também um colírio lubrificante diário (manipulado, Ciclosporina 0,2%), que evita problema de ressecamento e má vascularização dos olhos. Ele já teve a vista bem embaçadinha, mas foi possível reverter praticamente por completo usando colírio Nevanac (encontrado em farmácia de humanos, prescrito pelo veterinário). Atualmente ele usa esse Ciclosporina 0,2% de forma contínua, como manutenção; e o Nevanac apenas ocasionalmente. O Petrus é bem tranquilo para a aplicação do colírio, ele deixa colocar tranquilo e já está acostumado;

3) O Petrus também não pode ficar subindo e descendo em cama/escada alta sozinho. Ele teve problema de articulações uns anos atrás, que precisou tratar com células tronco. O tratamento foi muito bem-sucedido, e hoje ele tem uma qualidade de vida excelente: não sente dores, faz os passeios e caminhadas pela rua normalmente. Como cuidados para ele não voltar a ter problema nas articulações, o veterinário que acompanha ele recomendou: (i) evitar que ele fique subindo e descendo sozinho especialmente de sofás, camas, etc, para evitar ficar forçando as articulações; (ii) e prescreveu também para o Petrus comer ½ (meio) palitinho do Condroplex Sticks (em formato de bastões palatáveis) por dia, que provê reforço de condroitina para as articulações;

4) Ele tem dermatite alérgica, que geralmente se mantém controlada. Para tanto, ele usa para o banho um xampu que é antialérgico (pode ser um xampu manipulado, tenho aqui a receita; ou, por exemplo, o Pet Shop onde costumo levar o Petrus para o banho – Focinho Feliz, na CLN 216, Asa Norte – tem já lá disponível um xampu com propriedades antialérgicas, o “Cortishamp”, para usar, sem custo extra, no banho de cachorros como o Petrus). Geralmente, costumo manter uma regularidade de banhos do Petrus (idealmente a cada semana, ou 10 dias, ou duas semanas no máximo), pois o uso do xampu ajuda a que ele fique com a alergia controlada.

------

Por conta das condições de saúde do Petrus, o veterinário que o acompanha (Dr. Rogério Lopes da Fonseca, que atende no Hospital Veterinário Amparo, na CLS 111, Asa Sul) tem recomendado exames de rotina ao Petrus a cada 6 meses, para acompanhamento e atualização das medicações quando necessário.

Obs.: Os custos de medicamentos e exames médicos extras do Petrus (em razão das condições de saúde relatadas acima) giram em torno de R$350 por mês à mais que os custos de manutenção de um cachorro sem os problemas de saúde. Então, o novo tutor deve ter isso em mente já, como uma despesa regular.

Em resumo, é um cãozinho que já está idoso. Mas, que ainda tem um dia-a-dia tranquilo, gosta de estar perto do tutor, de passear e de receber carinho.

OBS.1: O Petrus está com o pelo curtinho atualmente.
OBS.2: Contato via WhatsApp.

Outros animais de Rafael