Saiba se seu cachorro ou gato podem contrair Febre Amarela.
Começamos o ano de 2018 com diversas notícias e reportagens sobre a Febre Amarela que levou muitas pessoas a conferirem sua carteirinha de vacinação. Preocupadas em contrair a Febre Amarela houve uma corrida aos postos de saúde pela vacina e com os casos já confirmados de mortes por Febre Amarela silvestre levaram o Ministério da Saúde a antecipar a nova campanha de vacinação, que “fraciona” o estoque de vacina para economizá-lo e atingir mais pessoas, cerca de 19 milhões de pessoas, com o objetivo de frear o avanço da doença.
E os peludos? Precisam tomar uma vacina contra a Febre Amarela?
Via pixabay
Calma, fique tranquilo porque nossos peludos não contraem Febre Amarela!
Sabia que apenas humanos e macacos são hospedeiros do vírus da Febre Amarela? Os macacos são mais susceptíveis ao vírus e possuem um sistema imunológico mais fraco do que nós, humanos. A diferença é que nós humanos conseguimos descobrir a doença e tratar. Então quando os mosquitos que estão infectados, picam os macacos, eles acabam morrendo. E isso indica a presença do vírus naquele local.
Via pixabay
Então vale a dica: cada um nós podemos ajudar a diminuir o foco de proliferação de mosquitos que também são transmissores, de um jeito bem simples: não deixando água parada em vasos, calhas, pneus, garrafas, etc., tratando de ralos e esgotos com desinfetantes e utilizando inseticidas e sanitizantes indicados por um vigilante sanitário da prefeitura, por exemplo.
E seu cachorro está com todas as vacinas em dia? Lembre-se de conferir.
;