Projeto quer ambulâncias para cães e gatos em São Paulo

Projeto quer ambulâncias para cães e gatos em São Paulo

Se aprovado, um veículo de atendimento móvel realizará os serviços de castração, vermifugação, vacinação e cirurgias em áreas de baixa renda

Um projeto de lei quer instituir o Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência Veterinário (SAMUV) para cães e gatos na cidade de São Paulo. Se a proposta for aprovada, um veículo de atendimento móvel realizará os serviços de castração, vermifugação, vacinação, primeiros socorros, coleta de material para exames e cirurgias emergenciais de pequeno porte gratuitamente em áreas onde for constatado grande número de animais e de população de baixa renda.

Apesar de ser um serviço denominado de urgência, os veículos do SAMUV não atenderão a chamados. O itinerário com as regiões a serem atendidas serão divulgados em site próprio, com horário de atendimento, trinta dias antes. Será preciso fazer um cadastro para ter o animal examinado.

Segundo a assessoria de imprensa do vereador Nelo Rodolfo (PMDB), autor do projeto, o custo da implantação do serviço é de 300.000 reais por veículo, que deverá ser equipado com cirurgião, anestesista, assistente, motorista e educador para explicar a importância da vacinação e das necessidades básicas do animal.

Os valores decorrentes do projeto de lei serão pagos por dotações orçamentárias próprias, e ficará a cargo do poder público determinar o tipo e a quantidade de veículos suficientes para atender a demanda da cidade. O projeto deixa aberta a possibilidade de patrocínio de empresas privadas com vacinas, vermífugos e instrumentos cirúrgicos.

O documento foi apresentado no dia 1 de agosto e recebido pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal. O projeto ainda deve passar pelas comissões de Saúde, Política Urbana e Orçamento e Finanças. A expectativa é que até o fim do ano a proposta passe pela primeira votação. 

;
ID: 551

Alguns animais para adoção