Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

Equipe do Samu em Taubaté é demitida após transportar cachorro em ambulância.

Equipe do Samu em Taubaté é demitida após transportar cachorro em ambulância.

Três funcionários retiraram o animal de uma via movimentada e levaram até a base para que fosse recolhido pelo dono. Prefeitura diz que ação contraria regra imposta por portaria federal.

rês funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taubaté (SP) foram demitidos por justa causa nesta segunda-feira (30) por transportarem um cachorro na ambulância. O Samu justifica a demissão com base em uma portaria do Ministério da Saúde, que determina regras para garantir as condições de higiene do veículo.

Os funcionários afirmam que voltavam para a base depois de um socorro quando foram abordados por uma motorista na região do distrito de Quiririm. Essa mulher, uma moto e um caminhão estavam às margens da pista. Ao descer, a equipe percebeu que havia um cachorro na pista.

“A motorista contou que o animal estava na pista e eles tinham parado com medo de um acidente, mas que não conseguiram tirá-lo da via. Nós tiramos pelo risco de acidente e vimos que ele tinha uma coleira com identificação e contato do dono, então acionamos para ir buscar na base ”, contou um dos profissionais demitidos e que pediu para não ser identificado.

De acordo com ele, a equipe tomou a decisão para evitar que a ambulância estivesse fora da unidade correndo o risco de ser acionada para prestar socorro. O animal foi então transportado na ambulância – a Unidade de Suporte Avançado (USA), a mais equipada do Samu de Taubaté.

O transporte teria durado cerca de quinze minutos e ao chegarem à base os funcionários encontraram o dono para devolver o animal. Após a entrega, foram avisados pela equipe que administra o serviço de que seriam desligados por terem transportado um cachorro dentro da ambulância. A justificativa era de que eles teriam colocado o animal na área onde são socorridos os pacientes, o que gera risco de contaminações.

“Acho essa atitude injusta porque não transportamos na área de socorro, ele foi na cabine com a gente. Não usamos equipamentos para atender o animal, não teve gasto de dinheiro público. Não desviamos a rota e voltamos sem prejudicar qualquer possível chamado. Estávamos tentando ajudar”, relata.

O dono do cachorro, Roberto Francesco, conta que não sabia que o cão tinha saído de casa, até ser acionado pelos profissionais e que levou menos de vinte minutos para pegar o animal na base.

“Não é um cachorro de rua, nem sabemos como ele conseguiu sair da rua de casa. Ele está há 15 anos com a gente e ficamos muito gratos por terem encontrado e nos devolvido. Foi lamentável saber que uma atitude que me deixou impressionado pela bondade, tenha terminado assim. Queria que revissem essa decisão”, diz.

A Prefeitura de Taubaté confirmou que os funcionários foram desligados por descumprirem uma portaria do Ministério da Saúde que determina as condições de higienização do veículo. Informou ainda que o transporte foi feito sem acionar ou pedir orientação sobre o caso. A prefeitura informou também que houve remanejamento de profissionais para manter o atendimento e as vagas vão ser repostas.

Sobre a versão dos funcionários de que não transportaram o animal na parte de trás do veículo, o governo diz que as câmeras de segurança flagraram funcionário e animal saindo da traseira da ambulância, onde são transportados pacientes. O G1 pediu acesso às imagens, mas elas não foram fornecidas pela prefeitura.

Fonte: g1.com

Data da postagem: 03/08/2018 - id 8835

« voltar para o blog