Bauru-SP Técnica ‘mansa’ castra animais de estimação

 Veterinários e alunos aprendem a operar cães e gatos sem causar agressão http://www.bomdiabauru.com.br/index.asp?jbd=3&id=241&mat=90303
Vinte veterinários e 40 universitários participam de ontem até hoje de curso sobre novas técnicas de castração promovido pela Secretaria Municipal de Saúde no Hospital Veterinário da Unip.

O curso faz parte do programa de controle da população animal de Bauru, lançado em maio. Nele estão sendo aplicadas técnicas que causam sofrimento menor aos animais castrados, especificamente cães e gatos.

Nos dois dias, os participantes estão aprendendo castrar cães e gatos fazendo cortes menos invasivos nos animais. “É uma técnica em que o bicho não sofre tanto e sua recuperação é mais rápida”, diz Silvia Sgarbosa, 40 anos, professora de cirurgia da Unip.

O curso foi aplicado pelo veterinário Erik Rodrigues, que veio de São Paulo para ensinar o novo método.

“Desta forma, tanto gatos como cães já começam a se alimentar no dia seguinte à cirurgia e em uma semana estão completamente recuperados”, afirma Silvia.

Chefe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Bauru), Luiz Cortez, 41, diz que para o primeiro curso foram selecionados 70 cães e gatos da região do Parque Santa Cândida para a castração.

“Esse curso, na verdade, funciona também como um mutirão de castrações. Escolhemos animais de uma região onde a população de cães e gatos é bastante grande e muitos vivem soltos pelas ruas do bairro”, afirma.

Ele garante que outros mutirões serão feitos para evitar a procriação descontrolada de animais.

Além da prefeitura e Unip, participaram do curso ongs de proteção animal de Bauru e São Paulo e empresas de produtos veterinários.
;
ID: 135

Alguns animais para adoção