Após a dona deles ser internada no hospital, dois cães estão há uma semana em frente ao Hospital São Paulo em Xanxerê, no Oeste catarinense. Eles já ganharam a simpatia da comunidade e dos funcionários do local. Voluntários de uma Organização Não Governamental (ONG) levam água e comida diariamente para os cachorros.
Independente do horário, os cães estão em frente ao hospital. "Chamou a atenção porque eles estavam querendo adentrar na porta de emergência. É como nós humanos, né? A gente espera que nossos familiares saiam, voltem ao contexto familiar", disse a assistente social do hospital, Maquieli Casaril.
Cães ganham simpatia dos funcionários do hospital em Xanxerê — Foto: Reprodução/NSC TV
Internação
A dona deles, Roseli, está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 20 de julho. Ela vive em situação de rua e há algum tempo encontrou nos cães a companhia que precisava. Não se sabe o nome dos animais, mas a história deles se espalhou pela cidade.
Enquanto os cães estão em frente ao hospital, recebem os cuidados da comunidade. "A gente reza muito que ela se recupere, até porque é uma saúde, é uma vida e esses cães aqui até ultimamente não têm comido. A gente vê vários pontos de ração aqui em volta do hospital, mas eles não comem, eles querem a dona deles", disse o voluntário Vagner Ribeiro.
Foi o próprio hospital que entrou em contato com a ONG da qual Ribeiro faz parte. A unidade de saúde pediu ajuda para cuidar dos cães.
"Viemos aqui para dar uma manutenção neles, trocar a coleirinha, botar antipulgas, dar vermífugo para eles, manter a saúde deles boa", disse o voluntário.
;