Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

10 sinais de que sua cadela vai entrar em trabalho de parto em breve

Embora os cachorros não possam falar, seu comportamento pode indicar quando eles estão prestes a dar à luz filhotes. É útil estar ciente desses sinais, pois pode ser difícil determinar quando um cão vai dar à luz. Quando uma cadela está grávida, você poderá testemunhar a transição de sua filhinha para mãe – um momento emocionante para ambos.
Os veterinários recomendam observar as mudanças de comportamento de um cão, incluindo ofegar, caminhar e construir ninhos. Isso indica que o parto é iminente.

1. O raio-X mostrou as estruturas esqueléticas dos filhotes quando você as viu.

Os cães são considerados totalmente desenvolvidos após 63 dias de desenvolvimento. No entanto, um sinal óbvio de que uma cadela está grávida é o fato de que sua gravidez pode ser confirmada no 25º dia do período de gestação. De acordo com Kelly Dunham, DVM, diretora, médica veterinária em Nova York, Nova Jersey e Connecticut.

Image by gpointstudio on Freepik
Image by gpointstudio on Freepik

Os veterinários podem precisar encaminhar os clientes para outros hospitais para ultrassons. Eles geralmente podem ver o esqueleto de um feto através de raios-X até o dia 45 da gravidez. Esta é uma maneira mais barata e confiável de determinar a contagem de filhotes, de acordo com o palestrante.

Se a gestação tem pelo menos 45 dias, você pode estimar que ela entrará em trabalho de parto nas próximas duas a três semanas. Mais legal do que isso, porém, é ver os esqueletos de filhotes em imagens de raios-X.

2. A cadela está com 58 dias de gravidez.

Dunham sugere monitorar o comportamento da cachorra assim que atingir 58 dias para determinar se o trabalho de parto é iminente. Algumas cadelas podem entrar em trabalho de parto um pouco mais cedo ou mais tarde, mas este é o marcador de longo prazo para caninos expectantes.

A veterinária recomenda procurar atendimento imediato de um veterinário se o trabalho de parto não tiver começado após 70 dias de reprodução. Isso ocorre porque pode indicar um problema que precisa ser resolvido.

3. Ela está cavando e coçando em cobertores

De acordo com Megan McCarthy, DVM da Best Friends Animal Society, os cães exibem comportamentos de nidificação semelhantes aos dos humanos. Os cães podem cavar ou arranhar a cama quando se espera que estejam perto da data prevista para o parto.

Ela pode até carregar sua cama ou cobertor pela casa, procurando seu lugar para receber seu bebê. McCarthy pede aos donos de animais que deixem suas cadelas grávidas fazerem esses movimentos porque isso reduz o estresse.

4. Ela está passando mais tempo dentro ou perto de sua casinha

Image by Freepik
Image by Freepik

Quando um filhote começa a fazer ninho, ele está criando o que os veterinários chamam de caixa ou área de espinhas. “Geralmente é um espaço aconchegante e quente, longe de pessoas, barulho e outros animais de estimação”, explicou Dunham. Em suma, era apenas o lugar mais confortável para ela dar à luz.

Ele acrescentou que é melhor colocar a caixa de caracol verde uma a duas semanas antes do tempo previsto de parto para familiarizar a mãe com ela e deixar seus filhotes se sentirem seguros lá.

5. Ela perdeu o apetite

Existem muitas semelhanças entre os trabalhos dos humanos e os dos cães, incluindo perda de apetite e aumento do vômito. McCarthy disse que, à medida que o trabalho de parto se aproxima, ela pode recusar sua comida, comer menos e ter dor de estômago.

“Você pode oferecer a ela uma dieta leve composta por peitos de frango leves, desossados e sem pele e arroz branco cozido (sem tempero), ou obter uma receita leve ou comida de cachorro enlatada do seu veterinário”, sugeriu ele.

É importante não forçá-la a alimentá-la e garantir que ela tenha água e comida sem graça se ela se importar de comer. No entanto, se o vômito piorar ou não parar após 24 horas, entre em contato com seu veterinário.

6. Sua temperatura caiu

Um dos maiores sinais de que um cão está prestes a entrar em trabalho de parto é quando sua temperatura retal cai abaixo de 100 graus Fahrenheit. Quando isso acontece, Dunham diz que o trabalho de parto é mais provável que comece dentro de 24 horas. Um cão adulto típico varia em temperatura entre 100 e 102,5 graus, mas seu calor corporal mudará enquanto ela se prepara para o nascimento.

7. Ela parece inquieta e desconfortável

Um dos maiores sinais de que um cão está prestes a dar à luz é quando sua temperatura retal cai abaixo de 100 graus Fahrenheit. Quando isso acontece, Dunham disse que o trabalho de parto é mais provável de começar dentro de 24 horas. Um cão adulto típico tem uma temperatura corporal entre 100 e 102,5 graus, mas sua temperatura corporal muda à medida que se prepara para o nascimento.

8. Ela é pegajosa — ou distante

Embora a temperatura seja um marcador definitivo, a maioria dos donos notará primeiro mudanças comportamentais em seus filhotes prenhes. Muitas vezes, isso parece ofegante, andando, cavando ou tremendo. Quando esses sinais aparecem, Dunham disse que pode ser o início das contrações uterinas, que costumam durar de 6 a 12 horas.

9. Suas glândulas mamárias são ampliadas

Outro indicador claro do progresso do trabalho de parto são as glândulas mamárias do seu cão. Alguns vão subir de repente e o leite pode começar a sair, disse McCarthy. Seja gentil ao examinar essa parte do corpo do seu filhote, pois eles podem ser sensíveis e desconfortáveis.

10. Ela está se esforçando

O segundo e terceiro estágios do trabalho de parto são quando o filhote começa a dar à luz, então você pode saber que ele está em trabalho de parto quando você vê seu nervosismo, diz Dunham. Os filhotes geralmente nascem a cada 45 a 60 minutos, seguidos por 10 a 13 minutos de exercícios vigorosos, explicou ela.

“Não é incomum que as mães descansem durante o trabalho de parto, e isso pode durar até quatro horas”, continuou ele. “No entanto, se o período de descanso for superior a 4 horas, ou se a mãe estiver se exercitando vigorosamente por mais de 30 minutos, isso pode indicar um problema e você deve procurar atendimento veterinário imediato”.

Data da postagem: 31/08/2022 - id 12410

« voltar para o blog