MS-Manifestação critica eutanásia de cães em Campo Grande

Sábado, 16 de Junho de 2007 10:49
Marta Ferreira

Uma manifestação no Centro de Campo Grande esta manhã está questionando a forma como a prefeitura de Campo Grande vem conduzindo o programa de combate à leishmaniose, em relação à eutanásia de cães. Cerca de cem pessoas sairam da praça das Araras e estão agora na região central, na Avenida Afonso Pena.

Médicos veterinários, estudantes, donos de cães e integrantes de entidades de proteção aos bichos estão fazendo uma panfletagem em que alertam à população sobre o direito que os donos de animais têm de fazer a contraprova dos exames que detectam a presença da doença. Os manifestantes acusam a prefeitura de estar fazendo o sacrifício indiscriminado de cachorros, sob pretexto de combater a contaminação de seres humanos.

"Não somos contra o programa de combate à doença. Mas ele precisa de regras", afirmou a médica veterinária Príscila Piazzalunga, integrante da Anclivepa (Associação das Clínicas Veterinárias de Pequenos Animais), uma das entidades que participam da manifestação.

A polêmica em torno da eutanásia de animais já foi parar na Justiça, que deu uma decisão contrária ao procedimento. A prefeitura garante que dá aos donos de bichos o direito à contraprova para que os animais só sejam sacrificados caso realmente estejam contaminados, o que gera risco de novos casos da doença em humanos. (Colaborou Suki Azaki)

;
ID: 118

Alguns animais para adoção