SÃO PAULO - O Tribunal de Justiça de São Paulo mandou soltar 40 das 41 pessoas presas durante uma "rinha de cães" pitbull no último sábado em uma chácara em Mairiporã, região metropolitana de São Paulo. O único que foi mantido na cadeia após mandado de prisão preventiva foi Djoy Paxiuba Oliveira Lucena Rodrigues, tido como organizador do evento.
Como mostrou reportagem do "Fantástico" exibida no domingo, foram resgatados 19 pitbulls, alguns dos cães estavam mortos. Churrasco com carne de cachorro era servido aos participantes da rinha, de acordo com a Polícia Civil.
Segundo a polícia, Rodrigues permanece preso para não atrapalhar as investigações, "especialmente em relação às diligências necessárias à identificação dos demais organizadores". A maioria dos presos na rinha de cachorros era formada por apostadores, alguns de outras nacionalidades, como um peruano e um americano. Dois adolescentes também haviam sido apreendidos.
Na operação, que contou com 70 policiais, foram apreendidos troféus, frascos de anabolizantes, camisetas com propaganda do encontro, planilha com ordem de batalha dos cães e valores de apostas. Os cães foram resgatados por uma organização não governamental.
"A prisão preventiva (de Rodrigues) se faz necessária para se resguardar a ordem pública e por conveniência da instrução processual", diz trecho da decisão do TJ.
;