
Alex, como foi apelidado, foi transferido para Cotia, na Grande SP.
Leão deverá passar por avaliação de saúde e quarentena.
Recepção para o leão Alex foi com rugidos (Foto: Divulgação)
O leão Alex, resgatado de um circo em São Gabriel do Oeste (MS) no dia 4 de julho, foi bem recebido pelos outros 13 leões do santuário ecológico em Cotia, na Grande São Paulo, para onde foi levado no sábado (18). De acordo com a Sílvia Pompeu, uma das responsáveis pela Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg), os leões rugiram durante toda a madrugada, como forma de recepção. “[Quando] abriu o portão do rancho, todos os leões começaram a rugir. Foi assim a madrugada inteira, eles rugindo e o Alex respondendo. Foi muito emocionante”, diz.
Segundo Sílvia, na noite desta segunda-feira (20) Alex estava ainda na carreta que foi utilizada para fazer seu transporte de Campo Grande, onde ficou temporariamente, até o rancho. Ainda nesta segunda, ele seria transferido para um espaço provisório um pouco maior para ficar de quarentena e aguardar a construção de uma jaula definitiva. De acordo com Sílvia, sua nova casa terá cerca de 1.000 m² e deverá ficar pronta em 60 dias.
saiba mais
O leão foi resgatado após uma denúncia informando que o animal era vítima de maus-tratos em um circo. Ele estava preso em uma jaula de dois metros por quatro metros, estava fraco e teve as garras e presas serradas. Segundo o promotor de Justiça Alexandre Lacerda, o circo não tinha documentação para manter o leão. “O dono do circo apresentou documentos que regularizavam a situação de apenas dois outros leões, mas este não poderia fazer parte”. Os dois leões não foram localizados. O promotor informou ainda que o circo foi multado pelo Ibama e pela Polícia Militar Ambiental.
- Cachorro atropelado recebe os cuidados de outros dois cães até ser resgatado em Blumenau
- Cachorro que sofria maus-tratos é resgatado e dona recebe multa de R$ 3.000 em Caraguá
- ELA FOI DE GATINHA DE RUA QUE RECEBIA COMIDA À GATINHA DE CASA QUE RECEBE AMOR.
- Circo alemão que se recusa a usar animais, cria lindos hologramas para admirá-los.
- Apresentação de animais em circo está proibida no MS
Saúde
Alex deverá passar por uma série de exames para avaliar seu estado de saúde, mas somente depois que estiver ambientado. “Vamos ver a boca dele que está um drama. Ele está pingando xixi e teve as garras arrancadas. Ele também tem problema de locomoção”, diz.
Ela alerta, porém, que mesmo depois de tratado, ele não ficará forte como um leão saudável: “ele não vai voltar a ser um leão zerinho, novinho a gente mantém o animal equilibrado, mas nunca é totalmente recuperado. Ele fica bem para passar o restinho de vida que sobra.”