"Cão domínio" para animais comunitários é inaugurado em Canoas

"Cão domínio" para animais comunitários é inaugurado em Canoas

Uma iniciativa conjunta de moradores e da prefeitura de Canoas criou um "cão domínio", espaço para acolher cães comunitários. As três casinhas, comedouros e bebedouros foram instaladas em um terreno público, ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Rua Brasil. Quatro animais — Alemão, Guri, Lilica e Pretinha — fazem uso da estrutura, custeada por integrantes do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (Combea).

Todos os cães são castrados, recebem acompanhamento veterinário e são cuidados por moradores e trabalhadores das proximidades. Conforme o vice-presidente do Combea, Alex Szekir, a ideia é inspirar outros moradores a acolherem os cães de rua.

— Quando o Centro de Especialidades foi inaugurado, há dois anos, eles (cães) já viviam ali, mas nunca tiveram um cantinho exclusivo. Somos contra retirar os animais da comunidade e superlotar um canil à espera de uma adoção que talvez nunca aconteça – diz Szekir.

A estimativa da prefeitura de Canoas é de que aproximadamente 10 mil cães vivam nas ruas do município da Região Metropolitana, entre semi-domiciliados, errantes ou comunitários.

A lei estadual que regulamenta a presença e o acolhimento aos cães comunitários foi sancionada pelo governador Eduardo Leite em janeiro deste ano.

;
ID: 9315

Alguns animais para adoção