MPColina – Movimento de Proteção Colina
O MPColina – Movimento de Proteção Colina – foi fundado em 04 de Abril de 2007. localizado num sítio de 3 hectares e meio em Águas Compridas, Nova Olinda.
Missão
O Centro de Acolhimento MPColina nasceu com a finalidade exclusiva de albergar cães em três classes de risco: O do abandono nas ruas: fome, doenças, agressões físicas, mortes; o dos cães com histórico de mordedura e cães abandonados nos portões do Centro de Vigilância Ambiental do Recife- CVA , disponibilizados para adoção pela Lei 14.139 e cães em situação de maus tratos, trabalho que fazemos com a DEPOMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) e o Ministério Público.
Descrição
O MPColina – Movimento de Proteção Colina – foi fundado pela Assistente Social Simone Sales, em 04 de Abril de 2007, através da implantação do seu Centro de Acolhimento e Adoção de Cães, localizado num sítio de 3 hectares e meio em Águas Compridas, Nova Olinda, Olinda/PE, por ela comprado.
.
O Centro de Acolhimento MPColina nasceu com a finalidade exclusiva de albergar cães em três classes de risco: O do abandono nas ruas: fome, doenças, agressões físicas, mortes; o dos cães com histórico de mordedura e cães abandonados nos portões do Centro de Vigilância Ambiental do Recife- CVA , disponibilizados para adoção pela Lei 14.139 e cães em situação de maus tratos, trabalho que fazemos com a DEPOMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) e o Ministério Público.A todos esses cães, quer sejam de raça ou vira-latas, acolhemos, resgatamos, recuperamos sua saúde debilitada, e os colocamos em adoção. Dessa forma possuímos uma população canina bastante móvel. Os que são adotados são substituídos por outros. Atualmente, estamos com 130 cães albergados, todos a espera de adoção,
Fundado desde uma visão administrativa, dispõe para os cuidados com estes animais do seguinte quadro de pessoal (CLT); 3 cuidadores de cães e a prestação de serviços de um enfermeiro veterinário. Como serviços voluntário contamos com a orientação de 2 médicos voluntários. e convênios com clínicas Veterinárias e laboratórios, a exemplo, do Plantão Veterinário, Animania e Laboratório N.Sra. de Fátima.
Em Janeiro de 2012, o MPColina estabeleceu parceria com o CEVAO – Centro de Vigilância Ambiental de )linda, abrigando 20 de seus cães durante o período de reformas da sede institucional. Da parte do CEVAO tal acordo implica na concessão de ração aos cães albergados e visita semanal da equipe médica veterinária. Já o MPColina entra com a prestação de outros seviços aos animais, incluindo o financiamento de remédios, exames laboratoriais e internamentos quando necessários. Com a realização do Evento de Adoção de Animais em Olinda, previsto para o próximo mês de outubro de 2012, ocasião em que os cães serão devolvidos para a participação no referido evento, estará desfeita essa parceria.
O espaço do Centro de Acolhimento e Adoção Cães da Colina está estruturado da seguinte forma:
a) Casa do administrador;
b) Escritório;
c) Almoxarifado;
d) Sala de atendimento médico
e) Quarentena
f) Pós-quarentena
g) Pavilhão das 12 jaulas
h) Canil Coletivo com solário (fêmeas)
i) ;Canil coletivo com solário (machos)
j) Canil coletivo com solário (CEVAO)
k) Canil Coletivo com solário (misto)
l) Casa dos cachorros (7 jaulas);
m) Jaula dos filhotes;
n) Terraço (cães soltos);
Nosso projeto é bancado por um quadro de colaboradores com contribuição mensal a partir de R$10,00.e/ou apadrinhamento individual a partir de R$80,00. Entretanto, a renda auferida com o nosso número de associados não é suficiente para cobrir as despesas com os cães. Essa situação é agravada pela inadimplência dos contribuintes e também pelas baixas que ocorrem. Nossa receita é instável, e sobrevivemos a custo da aplicação de recursos pessoais.
O MPC é um sistema coletivo de proteção, e como tal, funciona basicamente através do apadrinhamento dos cães que acolhemos. Atualmente, contamos com 130 cães e 10 cavalos e burrinhos.Dos 130 cães, 20 são do CEVAO, e dos 110 restantes 80 estão sem padrinhos. Nossos cães, cavalos e burrinhos hoje estão submetidos ao abandono dos seus protetores em nosso abrigo. Assim, vivemos a pior de nossas crises, a qual, coloca em risco a sobrevivência de nossos animais.
Simone Sales
Coordenadora Geral do MPColina.