Menu Adotar
Home
Leia nosso Blog

Adoção de pets: por que essa é uma tendência que veio para ficar?

Adoção de pets: por que essa é uma tendência que veio para ficar?

Você sabia que mais da metade dos lares brasileiros possui cães e/ou gatos? E que a maioria desses animais foi adotada, seja de feiras, ONGs, conhecidos ou das ruas? Esses são alguns dos dados revelados por uma pesquisa realizada pelo Instituto H2R, a pedido da Comissão de Animais de Companhia (Comac). Neste artigo, vamos entender por que a adoção de pets é uma tendência que reflete a mudança de comportamento dos brasileiros em relação aos seus amigos de quatro patas.

Os benefícios da adoção de pets

Adotar um pet é um ato de amor e responsabilidade, que traz benefícios tanto para o animal quanto para o tutor. Ao adotar um pet, você está dando uma nova chance para um ser que muitas vezes foi abandonado, maltratado ou negligenciado. Você está oferecendo um lar, cuidados, carinho e proteção para um pet que precisa de você.

Além disso, você também está contribuindo para reduzir o problema da superpopulação de animais nas ruas, que causa sofrimento, doenças, acidentes e impactos ambientais. Você também está evitando o comércio ilegal e irresponsável de animais, que explora e explora os pets e suas mães.

Adotar um pet também traz benefícios para você e sua família. Estudos científicos comprovam que conviver com um pet melhora a saúde física e mental dos humanos, pois reduz o estresse, a ansiedade, a depressão, a pressão arterial, o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, ter um pet estimula a prática de exercícios, a socialização, a diversão, o aprendizado e o desenvolvimento de valores como respeito, compaixão, empatia e solidariedade.

Os perfis dos tutores de pets

A pesquisa do Instituto H2R também identificou três perfis distintos de tutores de pets, com base em aspectos emocionais. O primeiro deles é o “pet lover”, que representa 55% dos donos de animais. Neste grupo, há a predominância de mulheres (69%) e famílias com filhos (67%). São os indivíduos que se identificam como pais e mães de pet, que tratam seus animais como membros da família e que investem em produtos e serviços de qualidade para eles.

O segundo perfil é o “pet friendly”, que corresponde a 35% dos tutores. Neste grupo, há um equilíbrio entre homens (51%) e mulheres (49%), e a maioria não tem filhos (64%). São os indivíduos que gostam de seus pets, mas que não os colocam em primeiro plano. Eles cuidam bem dos seus animais, mas não são tão apegados e nem tão exigentes com eles.

O terceiro perfil é o “pet neutral”, que representa 10% dos donos de pets. Neste grupo, há uma maioria de homens (60%) e de pessoas sem filhos (74%). São os indivíduos que têm um pet por conveniência, por influência de terceiros ou por falta de opção. Eles não têm uma relação afetiva com seus animais, e os veem mais como objetos do que como seres vivos.

As diferenças entre cães e gatos

Na hora de adotar um pet, é importante levar em conta as características, as necessidades e as preferências de cada espécie. Cães e gatos são animais muito diferentes entre si, e exigem cuidados e atenções específicos.

Os cães são animais mais sociáveis, dependentes, fiéis e obedientes. Eles precisam de mais espaço, exercício, interação e disciplina. Eles se adaptam melhor a famílias com crianças, idosos e outros pets. Eles também são mais fáceis de treinar e de educar.

Os gatos são animais mais independentes, reservados, curiosos e inteligentes. Eles precisam de menos espaço, mas de mais enriquecimento ambiental, como brinquedos, arranhadores e esconderijos. Eles se adaptam melhor a pessoas solteiras, casais sem filhos e ambientes mais tranquilos. Eles também são mais difíceis de treinar e de socializar.

Como adotar um pet

Se você se interessou pela ideia de adotar um pet, saiba que existem várias formas de fazer isso. Você pode acessar www.adotar.com.br e ver os animais disponiveis na sua cidade, ou então procurar por feiras de adoção, que são eventos organizados por ONGs, protetores ou prefeituras, que reúnem vários animais disponíveis para adoção. Você também pode visitar abrigos ou ONGs de proteção animal, que acolhem pets resgatados das ruas ou de situações de risco. Você também pode adotar um pet de um conhecido, que por algum motivo não pode mais cuidar do seu animal. Ou você pode adotar um pet que você encontrou abandonado na rua, desde que você leve-o ao veterinário para verificar sua saúde e vacinação.

Em qualquer caso, é importante que você tenha consciência de que adotar um pet é um compromisso sério e duradouro, que envolve responsabilidades, custos e desafios. Você deve estar preparado para oferecer ao seu pet uma vida digna, saudável e feliz, com alimentação adequada, água fresca, higiene, vacinação, vermifugação, castração, consultas veterinárias, passeios, brincadeiras, carinho e respeito.

Adotar um pet é uma das melhores coisas que você pode fazer por você e pelo seu novo amigo. Você vai ganhar um companheiro fiel, que vai te alegrar, te divertir e te amar incondicionalmente. E você vai fazer a diferença na vida de um animal que precisa de você. Adote um pet e seja feliz!

Data da postagem: 04/12/2023 - id 13701

« voltar para o blog